Início Site

Prefeito é condenado a 1 ano e meio de prisão por manter lixão, na Paraíba

0

O prefeito de Cajazeirinhas, Francisco de Assis Rodrigues de Lima, foi condenado a uma pena de 1 ano e 6 meses de reclusão pela prática de conduta prevista no artigo 54, § 2º, V, da Lei nº 9.605/98. A decisão é do Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba no julgamento da ação penal nº 0817528-88.2021.8.15.0000, que teve a relatoria do desembargador Frederico Martinho da Nóbrega Coutinho.

De acordo com a denúncia do Ministério Público, o gestor, durante o mandato eletivo de 2017/2020, determinou e permitiu, de modo consciente e voluntário, o depósito de resíduos sólidos urbanos (rejeitos, recicláveis e orgânicos), coletados na cidade, a céu aberto, em local não autorizado ou licenciado por órgãos ambientais, causando poluição em níveis que pode resultar danos à saúde humana, sem proceder à destinação e disposição adequada de tais resíduos. Discorre que o denunciado, desde o início de sua gestão, vem, reiteradamente, depositando resíduos sólidos de forma inadequada, conforme relatório dos órgão de fiscalização.

Informa que o denunciado, em 27 de novembro de 2019, após confessar as práticas criminosas na seara ambiental, firmou Acordo de Não Persecução Penal (ANPP), mas não o cumpriu, motivando a rescisão do citado acordo.

Em sua defesa, o gestor aduziu que os fatos não ocorreram como reportado pelo Ministério Público, já que após a assinatura do ANPP, não tornou a destinar resíduos sólidos no local, trazendo, como apto a confirmar a alegação, o contrato de uma empresa para destinação final adequada do lixo

O relator do processo ressaltou, em seu voto, que o fato da defesa mencionar a documentação trazida aos autos, alusiva ao contrato entre o município de Cajazeirinhas e a empresa EMLURPE, bem como o Plano de Recuperação de Área Degradada do Lixão do município de Cajazeirinhas, não altera o cenário de poluição decorrente pelo descarte inadequado de resíduos sólidos na localidade, havendo informações subscritas por Oficial de Diligências do Ministério Público, datadas de 11 de agosto de 2021, de que permanecia o lixão.

“Destarte, é evidente que a conduta do réu, em permitir, tão logo ter iniciado a gestão municipal em 2017, a continuidade do depósito de tais resíduos sólidos de forma tão precária e em contrariedade à legislação de regência sobre o devido tratamento (Lei nº 12.305/2010), provocou o risco concreto de causar poluição que tem o condão de representar perigo à saúde humana e de animais, tendo, neste caso, agravante de que o perito ministerial foi firme em consignar que há contaminação efetiva do solo local e potencial de águas subterrâneas, não mais se falando de poluição provável, mas, concreta”, pontuou o relator.

Da decisão cabe recurso.

Governo da Paraíba reforma e amplia Centros Sociais Urbanos do Rangel e Geisel

0

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, iniciou as obras de reforma e ampliação do Centro Social Urbano (CSU) do Rangel, em João Pessoa. Além dessa unidade, para garantir a segurança, conforto e qualidade dos serviços, também foi assinada a Ordem de Serviço para início das obras do CSU do Geisel. Mais de R$ 450 mil serão investidos nas duas unidades. Os serviços incluem a revitalização dos espaços, além da construção de áreas de lazer para as crianças.

Nos Centros, a população pode usufruir gratuitamente de atividades como ginástica, dança, zumba, cursos profissionalizantes, recreação para crianças e adolescentes, grupos permanentes para convívio social da pessoa idosa e vários outros projetos sociais.

Em visita às unidades do Rangel e do Geisel, a secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra, afirmou que os CSUs não são apenas prédios, mas um lugar de encontro da comunidade. “Aqui é como a extensão da nossa casa. Tem cheiro da convivência das crianças, dos jovens, da pessoa idosa. Essa vinculação das famílias e da comunidade com o equipamento público, sabemos que pode salvar vidas”, enfatizou.

A gerente operacional dos Centros Sociais Urbanos, Marília França, explica que o objetivo é fortalecer o equipamento garantindo a qualidade da oferta dos serviços. “Desejamos entregar este equipamento reformado e ampliado à comunidade para que ela possa fazer uso da melhor maneira”, ressaltou.

Maria Eunice mora há 26 anos no bairro do Geisel e participa do Grupo de Idosos e da Yoga, no CSU Calula Leite. A pensionista comemorou a assinatura da ordem de serviço para a reforma e ampliação da unidade. “Eu rezei muito para isso acontecer e Deus ouviu minhas preces. Todos do grupo de idosos estão muito contentes. Agora eu vou arrastar todo mundo do bairro pra cá. O CSU é muito bom”, comemorou.

Atualmente, o Governo da Paraíba mantém CSUs nas cidades de João Pessoa, Santa Rita, Campina Grande, Itabaiana, Sapé, Esperança, Areia e Catolé do Rocha. E ainda gerencia o Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI), o Centro de Atividades e Lazer Padre Juarez Benício (Cejube), a Oficina Ana Ricardina e o Centro Integrado de Cruz das Armas (Cica), todos espaços destinados às atividades de convivência comunitária e cidadania.

Cícero autoriza reconstrução de praça no Ipês e anuncia 20 novas academias e espaços pet

0

A Prefeitura de João Pessoa segue com seu programa de praças e equipamentos públicos – requalificando os espaços degradados ou que não estão no padrão de inclusão, acessibilidade e promoção da saúde – e construindo novos equipamentos, incluindo praças, parques e academias. Nesta sexta-feira (3), o prefeito Cícero Lucena autorizou o início das obras para reconstrução da Praça Lauro Leão Santa Rosa, no Bairro dos Ipês, e anunciou que a cidade vai ganhar 20 novas academias e espaços pet.

“É o cuidar da Prefeitura, num espaço que é importante, que é o da convivência social entre a população, a vizinhança desse espaço público. Vamos fazer mais de 20 academias na cidade, algumas no modelo daquela da praia e também espaços Pet. Cuidando dos pets, nós vamos oferecer, também, uma área de lazer para que as pessoas aproveitem junto com seus animais”, projetou o prefeito.

O secretário de Planejamento, Ayrton Falcão, lembrou que na gestão municipal em apenas uma semana foram dadas seis ordens de serviço, incluindo a construção e reconstrução. Que essas obras seguem demandas da sociedade, onde a Prefeitura vem ouvindo o pleito dos moradores – no caso da Praça Lauro Leão Santa Rosa são mais de 50 anos de espera.

“Pensando na utilidade que os moradores vão dar a esse local, ou seja, teremos aqui mais lazer, teremos mais saúde, praça de esportes, teremos academia, ou seja, uma praça completa, uma praça que vai ficar da forma que a população deseja”, afirmou.

Jardel Cabral é um dos moradores que esperam há muito tempo pela reconstrução da praça. Ele disse que a localidade possui muitos idosos e crianças, que serão impactados com a reconstrução do espaço. “A gente tá vendo o que a Prefeitura está fazendo em vários bairros, levando mais acessibilidade, garantindo com que as pessoas possam usufruir de mais lazer. Aqui, todos estão felizes com a autorização dessa obra”, comemorou.

Confira todas as intervenções, com investimento de R$ 520 mil e prazo de conclusão de seis meses:

Execução de calçada com acessibilidade;
Execução de passeio em concreto;
Construção de quadra de areia;
Construção de playground;
Construção de bancos;
Execução de postes e luminárias LED;
Plantio de grama.

Fotos: Sérgio Lucena

Brasil recebe primeiro lote de vacinas atualizadas contra Covid-19

0

O Brasil recebeu o primeiro lote de 12,5 milhões de doses de vacinas atualizadas contra as variantes da Covid-19. O desembarque aconteceu no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, e marca o início da entrega dos imunizantes em todo o país. Um segundo lote com o restante das doses está previsto para chegar nesta sexta-feira (3).

A chegada das vacinas reforça o compromisso do Governo Federal com a proteção da saúde da população brasileira. “Graças à vacinação em massa, conseguimos superar os momentos mais graves da pandemia”, afirmou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

“Agora, precisamos manter a atenção e garantir a proteção contra a Covid-19, que ainda é um problema de saúde pública”, completou a ministra.

Vacinas seguras e eficazes para toda a população

As vacinas atualizadas contra as variantes da Covid-19 foram aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em dezembro de 2023. Elas são oferecidas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde e já passaram por rigorosos testes de qualidade e segurança.

A vacinação contra a Covid-19 é gratuita e disponível para toda a população brasileira. Os grupos prioritários para receber as novas doses incluem:

  • Pessoas com 60 anos ou mais
  • Indivíduos vivendo em instituições de longa permanência (ILPIs e RIs) e seus trabalhadores
  • Pessoas imunocomprometidas
  • Indígenas vivendo em terras indígenas e ribeirinhos

Vacinação de crianças e grupos de risco

Desde o início do ano, a vacinação contra a Covid-19 para crianças de seis meses a menores de cinco anos está disponível no Calendário Nacional de Vacinação. Além disso, o Ministério da Saúde recomenda a aplicação anual ou semestral de uma dose de reforço para grupos prioritários com cinco anos ou mais e maior risco de desenvolver formas graves da doença.

Antiviral disponível para tratamento

O antiviral nirmatrelvir/ritonavir também está disponível na rede do SUS para o tratamento da Covid-19. O medicamento deve ser usado logo após o início dos sintomas e a confirmação do diagnóstico por teste laboratorial. Ele é indicado para pessoas com mais de 65 anos e pacientes imunossuprimidos com mais de 18 anos.

Governo Federal reforça a importância da vacinação

O Ministério da Saúde reforça a importância da vacinação completa contra a Covid-19 para toda a população, especialmente para os grupos prioritários. As vacinas são seguras, eficazes e representam a melhor forma de se proteger contra a doença e suas complicações graves.

Mais informações

API-PB repudia agressão e se solidariza com o jornalista Ulisses Barbosa

0

A Associação Paraibana de Imprensa (API-PB) divulgou nota de solidariedade, na manhã desta sexta-feira (3), ao jornalista Ulisses Barbosa, que foi vítima de agressão na Praça da Paz, na última terça-feira (30). Ao defender uma mulher trans de agressão, o jornalista foi brutalmente agredido por homens e teve três costelas e o maxilar quebrados.

No momento, Ulisses segue internado no Hospital de Trauma de João Pessoa, onde aguarda cirurgia no maxilar. Para isso, ele precisa de doações de sangue, que devem ser feitas no Hemocentro de João Pessoa.

Leia nota na íntegra:

 

A Associação Paraibana de Imprensa (API-PB) vem a público expressar sua mais profunda solidariedade ao jornalista Ulisses Barbosa, que sofreu uma agressão covarde enquanto exercia um ato de coragem e humanidade. Na noite da última terça-feira (30), na Praça da Paz, nos Bancários, em João Pessoa, Ulisses interveio em uma situação de violência contra uma mulher trans e, infelizmente, foi brutalmente agredido.

Ulisses teve três costelas e o maxilar quebrados, e encontra-se internado no Hospital de Emergência e Trauma da Capital. Ele necessita urgentemente de quatro doadores de sangue para realizar a cirurgia no maxilar.

Neste momento difícil, a API-PB convoca todos os companheiros de profissão para que possam contribuir com a doação de sangue. As doações devem ser feitas no Hemocentro de João Pessoa, em nome de Ulisses Aparecido Barbosa. O Hemocentro está aberto de segunda a sexta, das 7h às 17h30, e aos sábados, das 7h às 12h.

Lamentamos profundamente o ocorrido e nos colocamos à disposição de Ulisses para o que for necessário, incluindo auxílio jurídico. A API-PB também cobra das autoridades policiais uma solução para este caso e espera que os responsáveis por este ato de violência sejam rapidamente levados à justiça.

Juntos, somos mais fortes.

A Diretoria

PMJP diz que vai investigar servidores citados na Operação Mandare

A Prefeitura de João Pessoa emitiu nota, na manhã desta sexta-feira (3), sobre os mandados de busca e apreensão realizados pela Operação Mandare nas secretarias de Saúde, Direitos Humanos e Cidadania, e na Autarquia de Limpeza Urbana de João Pessoa (Emlur).

A operação deflagrada hoje pela Polícia Federal, em conjunto com a Polícia Militar, tem por objetivo desarticular e aprofundar a coleta de elementos de prova acerca de um grupo criminoso que atua em João Pessoa e região metropolitana.

Leia nota da PMJP na íntegra:

Nota

A Prefeitura de João Pessoa vem a público esclarecer, em virtude de operação realizada pela Polícia Federal na manhã de hoje (03) nas Secretarias de Saúde, Direitos Humanos e Cidadania e na Autarquia de Limpeza Urbana de João Pessoa, que se coloca à disposição para cooperar integralmente com as investigações.

O Poder Executivo Municipal reitera que condena veementemente qualquer tipo de ato ilícito e que determinou a instauração de procedimento administrativo para apurar a responsabilidade dos servidores citados na investigação.

Incêndio em oficina próximo à creche preocupa moradores, na Capital

0

Um incêndio de grandes proporções foi registrado, no início da manhã de hoje (03), em uma oficina de conserto de equipamentos eletrônicos, no bairro Alto do Mateus, na capital. O estabelecimento fica próximo à Creche Marcos Trindade, o que deixou os moradores com receio da propagação das chamas. As informações são do PB Agora.

Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas, quando os moradores disseram que sentiram odor de queimado antes das chamas começarem a subir. Bombeiros estão no local tentado controlar o fogo para que não se alastre para os imóveis vizinhos. Muitos objetos foram jogados na rua durante a ação de controle do incêndio.

PF deflagra operação para investigar indicação de cargos públicos por detento, em João Pessoa

0

A Polícia Federal realizou, no início da manhã desta sexta-feira (3), a Operação Mandare, em ação articulada com a Polícia Militar do Estado da Paraíba. A ação tem por objetivo desarticular e aprofundar a coleta de elementos de prova acerca de um grupo criminoso que atua em João Pessoa e região metropolitana.

Estão sendo cumpridos mandados de busca nas secretarias de Saúde, Direitos Humanos e Cidadania e na Empresa de Limpeza Urbana de João Pessoa.

A investigação teve início após se observar a intensa movimentação financeira do grupo investigado, uma vez que se valeria de pessoas interpostas para operacionalizar valores referentes às atividades criminosas, especialmente o tráfico de drogas.

No decorrer da investigação, com o seu aprofundamento, foi observado que um preso do sistema penitenciário estadual, o qual tem posição de liderança em organização criminosa, articulou a obtenção de vantagens em órgão público, notadamente cargos, em contrapartida a apoio que dá a agentes públicos para adentrarem em comunidades controladas ou que sofrem forte influência do crime.

Estão sendo cumpridos 18 mandados judiciais, sendo 7 de prisão preventiva e 11 de busca e apreensão, além do bloqueio em contas bancárias.

Gusttavo Lima e mais: confira a programação do São João 2024 de Santa Rita

0

O São João 2024 de Santa Rita promete ser um dos melhores da história do município que fica localizado na Região Metropolitana de João Pessoa. Na noite desta quinta-feira (2), o prefeito Emerson Panta divulgou as atrações já confirmadas que animarão os festejos juninos da cidade neste ano.

O ‘São João Arretado Demais’, como foi batizado o evento, foi lançado pelo prefeito nesta noite no ginásio O Renatão, no Bairro Popular. Nomes como Gusttavo Lima, João Gomes, Wesley Safadão e Tarcísio do Acordeon estão entre as atrações já confirmadas.

Com a expectativa de atrair milhares de pessoas, o São João 2024 de Santa Rita promete ser um dos maiores e mais animados da região, movimentando a economia local.

“O São João de Santa Rita é uma tradição que valorizamos e queremos manter viva. Além de celebrar nossa cultura, essa festa também movimenta a economia local, gerando oportunidades de trabalho e renda para os comerciantes da nossa cidade”, afirmou o prefeito.

Com uma programação diversificada, o São João 2024 de Santa Rita vai acontecer novamente na Praça do Povo, onde será montada uma grande estrutura, segundo a prefeitura.

Confira as atrações já confirmadas

Quarta-feira – 12 de junho

  • Gusttavo Lima
  • Bruno & Denner
  • Bell Santana

Quinta-feira – 14 de junho

  • João Gomes
  • Seu Desejo
  • Capilé
  • Thaysinha

Sexta- feira – 15 de junho

  • Wesley Safadão
  • Daniel Almeida
  • Mauricinho
  • Ruan Forrozeiro

Domingo – 16 de junho

  • Tarcísio do Acordeon
  • Bell Marques
  • Espora de Ouro
  • Gera Almeida

Quarta-feira – 19 de junho

  • Padre Fábio de Melo
  • Padre Puan Ramos

Quinta-feira – 20 de junho

  • Aline Barros

Sexta-feira – 21 de junho

  • Elba Ramalho
  • Toca do Vale
  • Fabiana Souto
  • Campeões do Forró
  • Marcia Rodrigues

Sábado – 22 de junho

  • Ávine Vinny
  • Vicente Nery
  • Rainhas da Farra
  • Belo Safadão

Domingo – 23 de junho

  • Mara Pavanelly
  • Waldonys
  • Mira Maya
  • Gil Perrory

Segunda-feira – 24 de junho

  • Rey Vaqueiro
  • Brasas do forró
  • Guilherme Ferri
  • Taty Silva
  • Italo Imperador

Quarta-feira – 26 de junho

  • Fulô de Mandacaru
  • Raphaela Santos
  • Osmídio Neto
  • Duarte Júnior

Quinta-feira – 27 de junho

  • Maiara & Maraisa
  • Vitor Fernandes
  • Jaccy
  • João Lucindo

Sexta-feira – 28 de junho

  • Taty Girl
  • Priscila Senna
  • Fogo na Roupa
  • Chico Forrozado

Sábado – 29 de junho

  • Joyce Tayná
  • Desejo De Menina
  • Claudiano Geração
  • Grupo Xodó
  • Swing do Forró

Sexta-feira – 05 de julho

  • Eric Land
  • Felipe Amorim
  • Bonde do Brasil
  • Pedro Elias

Sábado – 06 de julho

  • Raí Saia Rodada
  • Fabinho Testado
  • Banda Encantu’s
  • Vanessa Santos

Domingo – 07 de julho

  • Henry Freitas
  • Dorgival Dantas
  • Forró da LIVE
  • Isaac Roosevelt

Paraíba amplia oferta da vacina contra gripe para toda população

0

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), está ofertando, a partir desta quinta-feira (2), a vacina contra a gripe para toda a população a partir de 6 meses de idade. A recomendação feita pelo Ministério da Saúde reforça o avanço na estratégia de imunização contra a influenza que é uma das síndromes respiratórias mais comuns e potencialmente graves.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Jhony Bezerra, a Paraíba apresenta uma cobertura vacinal de influenza insuficiente, considerando a meta que é de 90%. “A imunização é nossa principal aliada para a proteção da população contra a gripe e muitas outras doenças. E temos avançado quanto à oferta e adesão vacinal, porém o percentual de cobertura da vacina contra a gripe na Paraíba na campanha de 2024 ainda corresponde a 32,50%. Por isso, precisamos aumentar a imunização dos grupos prioritários e de toda a população”, explicou.

Até a semana epidemiológica 16 – de 14/04 a 20/04, a Paraíba registrou 1.039 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), havendo um aumento de 35,6% nas notificações quando comparado com o boletim anterior. A maior circulação viral no estado  é da Influenza A. O estado já distribuiu 1.150.560 doses e possui mais de mil salas de vacinação espalhadas por todo território.

Para a coordenadora do Núcleo de Imunizações da SES, Márcia Mayara, a ampliação é uma estratégia importante para a redução nas complicações e internações causadas pela gripe no Estado, porém os municípios precisam manter os esforços para aumentar a cobertura entre os grupos prioritários. “Mesmo com a ampliação, a gente reforça que os esforços e a atenção maior deve se manter voltada para os grupos prioritários, principalmente crianças menores de cinco anos de idade e idosos com mais de 60 anos. O cenário no nosso estado indica que esses dois públicos tiveram maior número de internações nos últimos meses, por serem os mais vulneráveis ao vírus”, pontuou.

A SES reforça a necessidade dos cuidados de rotina, bem como a importância de adesão da vacinação, sendo uma maneira eficaz para evitar agravamento dos casos e óbitos. E destaca que no dia 18 de maio será realizado um novo dia D de vacinação, com a finalidade de facilitar a oferta do imunizante contra a influenza para a população.

O público-alvo da Campanha de Vacinação contra Influenza é formado por: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); trabalhador da saúde; gestantes e puérperas; professores do ensino básico e superior; povos indígenas; quilombolas; idosos com 60 anos ou mais de idade; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

- Publicidade -

Últimas

- Publicidade -