Início Site

Após mais uma reunião, PT tem nova diretriz sobre candidatura em João Pessoa

0

A Executiva Nacional do PT adiou a decisão sobre o rumo que a legenda tomará nas eleições municipais de João Pessoa. Após mais uma reunião, a decisão ficou agora com o Diretório Nacional.

A escolha está entre a deputada Cida Ramos e o deputado Luciano Cartaxo.  A outra alternativa é de apoio à reeleição do prefeito Cícero Lucena (PP).

De acordo com o presidente do PT de João Pessoa, Marcos Túlio, a indefinição poderá resultar em consequências para legenda. “Tenho dito para os dirigentes nacional. Fico muito preocupado com isso. Na medida que se estende, joga para frente, vai inviabilizando qualquer alternativa, seja de candidato próprio ou de apoio. Vai criando uma instabilidade. Vai dificultando a formação de uma chapa proporcional”, disse.

PB envia bombeiros e equipamentos para auxiliar vítimas das enchentes no RS

0

O Governo da Paraíba encaminhou, na manhã desta segunda-feira (6), uma equipe de bombeiros militares especialistas em desastres para auxiliar no resgate e salvamento de vítimas das enchentes provocadas pelas fortes chuvas caídas no Rio Grande do Sul.

Ao todo, foram enviados 18 militares – homens e mulheres –, como também viaturas de busca e salvamento, botes infláveis de salvamento e uma viatura de canil para transporte de dois cães farejadores para este tipo de ocorrência. A saída dos militares foi acompanhada pelo vice-governador Lucas Ribeiro.

“O país inteiro está consternado com essa tragédia que assola o povo gaúcho. E a Paraíba se faz presente para ajudar, para socorrer quem mais está precisando. Esse é o espírito do povo paraibano. Por orientação do governador João Azevêdo, mobilizamos nossos bombeiros, equipamentos e recursos para dar suporte às famílias afetadas por esse desastre. Desejamos que essa missão seja abençoada e que nossos bombeiros retornem em segurança”, afirmou o vice-governador.

O sub-comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Lucas Medeiros, destacou o papel da corporação no apoio à população do Rio Grande do Sul. “Com certeza esses militares irão prestar o socorro da melhor forma possível para que tenham bons resultados. Que tragam tranquilidade para as famílias, que levem ajuda humanitária, que levem acalento para aquele povo que está tão sofrido”, disse, acrescentando que, caso haja necessidade, novas equipes serão enviadas ao Rio Grande do Sul.

A equipe de bombeiros militares da Paraíba se juntará aos que já estão no Rio Grande do Sul oriundos dos demais Estados atuando em busca e resgate de pessoas em áreas alagadas, recuperação de corpos soterrados, por meio dos cães farejadores Raja e Rana, como também ajudar nas ações humanitárias.

Caso ‘tio Paulo’: sobrinha diz que estava sob efeito de remédios

0

Duas semanas após ser presa pela tentativa de sacar um empréstimo com o cadáver de Paulo Roberto Braga, Erika de Souza Vieira Nunes foi liberada pela Justiça. Ela deixou o presídio de Bagu na quinta-feira (2) passada e alegou, em entrevista ao Fantástico, que não se lembra do momento em que levou o tio Paulo até as atendentes do banco.

“Não consigo lembrar muita coisa. Não sei se foi o efeito do remédio naquele dia”, afirmou.

Erika disse que faz tratamento psiquiátrico. Relatórios exibidos pelo Fantástico mostraram ela é dependente de sedativos, tem quadro de depressão, pensamentos suicidas e alucinações auditivas.

“Como eu faço tratamento, tomava Zolpidem. Às vezes tomava mais do que devia.”

As imagens mostram que Erika entrou na agência bancária segurando a cabeça do tio. Ela diz que conversou com Paulo naquele momento. “Eu perguntei se ficaria melhor segurando [a cabeça] e ele disse que sim.”

A mulher ainda disse que não percebeu que o tio estava morto. “Nem eu nem muita gente percebeu. Como você dá um papel para um morto assinar?”

Antes de ir ao banco, Paulo Roberto ficou uma semana internado em uma unidade de saúde estadual. Ela o levou para fazer o empréstimo no mesmo dia em que teve alta, mas foi informada de que o saque era em uma oura agência .

“Pensei que ele fosse ter uma melhora porque era só uma pneumonia.”

O que diz a Justiça
Nesta semana, o Ministério Público denunciou Erika e afirmou que ela agiu de forma consciente, voluntária e demonstrou total desprezo e desrespeito por Paulo Roberto.

A juíza Luciana Mocco aceitou a denúncia do MP e Erika virou ré por tentativa de estelionato e vilipêndio de cadáver, que é o ato de menosprezar a pessoa morta.

A magistrada revogou a prisão preventiva, alegando que Erika é ré primária, tem residência fixa e que não representa risco para a ordem pública em liberdade. A juíza relatou também que Erika é portadora de saúde mental debilitada e precisa cuidar da filha menor de idade que tem necessidades especiais.

TRE-PB mantém condenação de Ruy Carneiro por propaganda eleitoral negativa contra Cícero

0

O deputado federal e pré-candidato à Prefeitura de João Pessoa, Ruy Carneiro, já havia sido condenado em primeiro grau ao pagamento de multa de R$ 10 mil por propaganda eleitoral antecipada negativa contra o prefeito Cícero Lucena (PP), além da remoção da publicação

Após a apresentação de recurso por parte de Ruy Carneiro, o Tribunal Regional Eleitoral, por unanimidade, manteve a condenação.

No acórdão decorrente do julgamento que ocorreu no última dia 2, a relatora do processo consignou escreveu que  “ao observar a publicidade, objeto da controvérsia, há de se entender que esta possui contornos que atingem diretamente a honra do recorrido, na medida em que o acusa de fazer parte do “esquemão dos ônibus”, expressão que indubitavelmente se refere à prática de um ilícito, sem que tenha sido juntado nenhum elemento probatório que ratifique tal acusação do recorrente.

Não encontra guarida a alegação posta pelo representado/recorrente que, em verdade, a postagem refere-se a um simples meme, posto que como dito, atinge negativamente a imagem do pré-candidato, que conforme consta nos autos, objetiva concorrer à reeleição e ser adversário político daquele que igualmente já demonstrou o desejo de concorrer no próximo pleito municipal à Chefia do Executivo”.

No mesmo sentido do voto da relatora, o Ministério Público Federal já havia apresentado parecer pela manutenção da condenação, tendo todos os jogadores entendido pela condenação do Deputado Ruy Carneiro.

O advogado Arthur Fialho, que atuou na defesa do prefeito da Capital, registrou que a Justiça Eleitoral tem se mantido alerte e atuante para reprimir e punir quem, por não ter proposta, opta por fazer propaganda negativa de seus concorrentes, especialmente quando se trata de propaganda noticiando fatos falsos.

Veja documento

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Litoral da Paraíba está em alerta de chuvas intensas, diz Inmet

0

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, nesta segunda-feira (6), um novo alerta de chuvas intensas para os municípios do Litoral da Paraíba. O aviso é válido até às 10h de quarta-feira (8).

Há baixa possibilidade de alagamentos e deslizamentos de encostas, com tempestades de até 50 milímetros por dia.

As chuvas podem variar de 20 a 30 milímetros por hora, e as áreas de risco das cidades litorâneas e adjacentes da Zona da Mata paraibana estão sob perigo potencial. A meteorologia recomenda a população a evitar o tempo ruim, observar as encostas, evitar o uso de aparelhos eletrônicos na tomada e proteger os eletrodomésticos.

Michele Ramalho é escolhida para representar federações do NE em conselho da CBF

0

As 27 federações que compõem a Assembleia Geral Ordinária da CBF elegeram no último dia 30 os seus representantes no Conselho Consultivo da CBF. Foram eleitos representantes por cada região do País.

As federações da região Norte escolheram Antônio Goes, do Amapá. As entidades do Nordeste votaram em Michele Ramalho, presidente da Federação Paraibana de Futebol. Pelo Centro-Oeste o eleito foi Daniel Vasconcelos, do Distrito Federal. No Sudeste, a indicação foi de Gustavo Vieira, do Espírito Santo. Enquanto que o Sul optou por Rubens Angelotti, de Santa Catarina.

Todos os cinco receberam a unanimidade dos votos de suas respectivas regiões. Eles terão mandato de um ano, ou seja, até a Assembleia Geral Ordinária do ano que vem.

O Conselho Consultivo é um órgão permanente de cooperação da CBF. É presidido pelo presidente da CBF Ednaldo Rodrigues e tem como finalidade aconselhar os membros da Presidência e da Diretoria em matérias relevantes que digam respeito à entidade. Compete ainda ao Conselho pronunciar-se sobre qualquer matéria que for submetida à sua apreciação pelo presidente da CBF.

Michele Ramalho, representante da região Nordeste agradeceu a confiança de todos os colegas das federações que a indicaram como integrante do conselho.

“Vamos devolver a confiança que nos foi depositada contribuindo nas decisões da CBF que valorizem cada vez mais o futebol nordestino”, declarou a presidente da FPF.

Sobe para 83 número de mortes no Rio Grande do Sul pelas fortes chuvas

0

O número de mortes confirmadas decorrentes das fortes chuvas que caem no Rio Grande do Sul subiu para 83 e outros quatros óbitos estão em investigação para confirmar se há relação com os eventos meteorológicos da última semana.

Os dados constam no boletim da Defesa Civil estadual atualizado às 9h desta segunda-feira (6). No momento, o número de desaparecidos chega a 111 pessoas.

Ao todo, são 345 municípios gaúchos atingidos pelos temporais, com mais de 850,4 mil pessoas afetadas. O estado contabiliza 21.957 pessoas desalojadas. Além disso, o levantamento aponta que 19.368 pessoas estão temporariamente em abrigos e há 276 feridos.

Governo Federal divulga calendário do Bolsa Família de maio; confira

0

O governo federal liberou o calendário do Bolsa Família referente ao mês de maio. Como de costume, as parcelas, no valor médio de R$ 686, serão distribuídas nos últimos 10 dias úteis do mês, começando pelos beneficiários com o dígito final do Número de Identificação Social (NIS) 1. O primeiro pagamento será feito no dia 17.

Além da parcela tradicional de R$ 600, as famílias irão receber o acréscimo de R$ 150 por crianças de até seis anos, bem como mais R$ 50 para cada integrante da família com idade entre sete e 18 anos incompletos e para gestantes. O complemento, segundo o governo, é calculado para garantir que todos os beneficiários recebam mais de R$ 600.

Assim que cair na conta, o dinheiro poderá ser sacado em até 120 dias em terminais de autoatendimento, lotéricas e agências bancárias da Caixa. Para aqueles que preferirem, o recurso também poderá ser movimentado virtualmente, por meio do aplicativo Caixa Tem.

Confira o calendário completo:

NIS terminado em 1: 17 de maio

NIS terminado em 2: 20 de maio

NIS terminado em 3: 21 de maio

NIS terminado em 4: 22 de maio

NIS terminado em 5: 23 de maio

NIS terminado em 6: 24 de maio

NIS terminado em 7: 27 de maio

NIS terminado em 8: 28 de maio

NIS terminado em 9: 29 de maio

NIS terminado em 0: 31 de maio

O Bolsa Família é destinado a famílias com renda per capita de até R$ 218, consideradas na linha da pobreza. O período de validade do benefício é de 24 meses, sem que haja o cancelamento dos pagamentos caso a família alcance renda superior ao definido.

Para receber o benefício, é preciso estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) e atender a condições na área da saúde e educação. Entre os requisitos estão: frequência escolar mensal mínima de 60% para crianças de quatro e cinco anos e de 75% para estudantes de seis a 18 anos, atualização da carteira de vacinação e pré-natal para gestantes.

Pagamento antecipado

Os moradores de municípios com situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecidos pelo governo federal, como o Rio Grande do Sul, terão o pagamento do Bolsa Família antecipado. Neste caso, os beneficiários terão o pagamento unificado no primeiro dia (17), ou seja, sem seguir o escalonamento previsto conforme final do NIS.

Quase 850 mil pessoas foram afetadas por chuvas no Rio Grande do Sul

0

Quase 850 mil pessoas (844.673) foram impactadas até o momento pelas chuvas fortes que atingem o Rio Grande do Sul desde a semana passada. O boletim mais recente da Defesa Civil – divulgado às 18h deste domingo (5) – indica que há 78 mortes confirmadas e pelo menos mais quatro em investigação. O número de feridos é de 175 e há 105 desaparecidos.

Por causa do mau tempo, 134.331 pessoas tiveram de abandonar as casas em que vivem, sendo que 115.844 estão desalojadas e outras 18.487 vivem em abrigos. Dos 497 municípios gaúchos, 341 foram afetados por alguma ocorrência relacionada às chuvas.

A última catástrofe ambiental no Rio Grande do Sul foi em setembro de 2023, quando 54 pessoas morreram depois da passagem de um ciclone extratropical.

Agora, o total de mortes está bem acima do anterior e é considerado por autoridades como o pior desastre climático da história gaúcha.

Serviços de infraestrutura
No boletim mais recente, também há informações sobre os serviços de infraestrutura estaduais, reunidos pelas Secretarias do Meio Ambiente e Infraestrutura, de Logística e Transportes e da Educação.

Pelo menos 261 mil pontos do estado estão sem energia elétrica (27% do total de clientes) e mais de 854 mil estão sem abastecimento de água (27% do total).

As chuvas provocam danos e alterações no tráfego nas rodovias. São 110 trechos em 61 rodovias com bloqueios totais e parciais, entre estradas e pontes. As informações são do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). Segundo a Secretaria de Logística e Transportes (Selt), há um trabalho em curso para desobstruir as estradas o mais rápido possível.

Também foram divulgados dados em relação às escolas afetadas pelas enchentes, o que inclui as que foram danificadas, servindo de abrigo, com problemas de transporte e de acesso, entre outras questões. Nessa situação, há 733 escolas em 229 municípios, com 247.228 estudantes impactados.

Alerta
A Defesa Civil informa que – para aumentar o nível de prevenção – as pessoas podem fazer um cadastro e receber alertas meteorológicos do órgão. Basta enviar o CEP da localidade por SMS para o número 40199. Uma confirmação vai ser enviada e o número ficará disponível para receber as informações.

Também é possível se cadastrar pelo Whatsapp: número (61) 2034-4611. Um robô de atendimento fará a interação e o usuário poderá compartilhar a localização atual ou qualquer outra de interesse para receber as mensagens da Defesa Civil.

Jovem morre após colisão entre moto e carro na BR-230, em Bayeux

Um jovem de 19 anos morreu em um acidente registrado na manhã desta segunda-feira (6), BR-230, próximo ao município de Bayeux, Região Metropolitana de João Pessoa. A vítima estava na garupa de uma motocicleta que colidiu com um veículo particular.

O piloto da moto, que era da família da vítima, alegou que o acidente foi causado por um ônibus, que teria trocado de faixa de forma brusca, forçando a parada rápida.

A vítima estava indo de Mari para o bairro de Valentina, em João Pessoa, a trabalho.

- Publicidade -

Últimas

- Publicidade -