Início Site

PT: Cida crê em candidatura própria, mas garante seguir decisão da Nacional

A deputada estadual Cida Ramos (PT) voltou a se posicionar favorável a candidatura própria da legenda petista na disputa pela Prefeitura de João Pessoa nas eleições de 2024. Em entrevista à rádio Arapuan FM, a parlamentar afirmou que vai trabalhar para convencer a Executiva Nacional do partido sobre a viabilidade dessa candidatura.

A declaração de Cida Ramos vem em um momento de indefinições dentro do PT. A deputada conquistou a preferência interna da legenda para ser a pré-candidata, mas enfrenta a resistência de uma ala do partido que defende o apoio à reeleição do prefeito Cícero Lucena (Progressistas).

Além disso, o deputado Luciano Cartaxo (PT) também se coloca como pré-candidato, buscando viabilizar sua candidatura diretamente em Brasília.

Cida se mostra confiante

Apesar das divergências internas, Cida Ramos se mostrou confiante na viabilidade da candidatura própria do PT. Ela argumenta que o partido tem uma base sólida na capital paraibana. “Eu sou partidária. Acredito que o PT tem condições de apresentar um projeto alternativo para a cidade”, afirmou a deputada.

Decisão final da Executiva Nacional

A Executiva Nacional do PT se reunirá no dia 6 de maio para definir os rumos do partido nas eleições municipais de João Pessoa, Recife, Rio de Janeiro e Curitiba. No caso da capital paraibana, a reunião deverá decidir entre a candidatura de Cida Ramos, a de Luciano Cartaxo ou o apoio à reeleição de Cícero Lucena.

Respeito a decisão da Executiva

Cida Ramos afirmou que vai lutar pela candidatura própria do PT até o fim, mas que respeitará a decisão final da Executiva Nacional. “Vou trabalhar para convencer a Executiva Nacional de que a melhor opção é a candidatura própria. Mas, acima de tudo, sou partidária e vou respeitar a decisão do partido”, disse a deputada.

Racha entre Romero e Bruno se aprofunda com exoneração de secretário

A crise política entre o deputado Romero Rodrigues (Podemos) e o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), ganhou um novo capítulo nas últimas horas, com a exoneração do secretário de Serviços Urbanos, Geraldo Nobre.

Geraldo Nobre, figura importante do grupo político de Romero Rodrigues, entregou o pedido de exoneração ao secretário de Administração, Diogo Lira.

A saída de Nobre, considerado um dos técnicos mais qualificados da equipe de Bruno Cunha Lima, é vista como um sinal claro do racha entre os dois políticos.

Fatores por trás da exoneração

  • Tensão entre Romero e Bruno: Especula-se que a decisão de Nobre tenha sido motivada pelas crescentes divergências entre Romero Rodrigues e Bruno Cunha Lima. A proximidade de Geraldo Nobre com Romero teria gerado constrangimentos no governo municipal, levando à sua saída.
  • Possível candidatura de Romero: A exoneração de Nobre reforça os rumores de que Romero Rodrigues disputará a Prefeitura de Campina Grande nas próximas eleições, contra Bruno Cunha Lima. A saída do secretário seria um indicativo de que o deputado estaria se preparando para o pleito eleitoral.
  • Futuro de Geraldo Nobre: Fontes próximas a Geraldo Nobre indicam que ele pode ser nomeado para um cargo no Governo do Estado nos próximos dias. A nomeação seria vista como um aceno do governador João Azevêdo (PSB) a Romero Rodrigues.

Consequências do rompimento

  • Enfraquecimento de Bruno: A perda de um dos seus principais secretários é um golpe duro para Bruno Cunha Lima. A exoneração de Geraldo Nobre pode abalar a base de apoio do prefeito e dificultar sua reeleição.
  • Fortalecimento de Romero: O racha na base de Bruno Cunha Lima abre espaço para Romero Rodrigues se fortalecer como principal candidato de oposição na disputa pela prefeitura. A exoneração de Nobre é vista como um ponto a favor de Romero.
  • Cenário político incerto: O rompimento entre Romero e Bruno deixa o cenário político de Campina Grande incerto. A disputa pela prefeitura promete ser acirrada e as próximas semanas serão decisivas para definir os rumos da eleição.

Aguardando os próximos capítulos

Com a crise se aprofundando, resta saber como os fatos se desenrolarão nos próximos meses. As convenções partidárias e o registro das candidaturas, que se aproximam, serão momentos cruciais para definir os rumos da disputa pela Prefeitura de Campina Grande.

Sabadinho Bom deste fim de semana terá choro e samba com ‘Os Mulatos’, em JP

0

O Sabadinho Bom deste final de semana vai ser comandado pelo grupo Os Mulatos que vai levar muito choro e samba para o público que curte o evento. Realizado pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), o encontro musical acontece na Praça Rio Branco, Centro da cidade, a partir das 12h30.

“É sempre uma alegria renovada organizarmos o Sabadinho Bom porque este evento se transformou num verdadeiro momento de vivência social na cidade de João Pessoa. Todos os sábados, um público grande se dedica a ouvir a boa música, a trocar experiências, a se divertir na Praça Rio Branco”, avalia o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Ele destaca que o Sabadinho Bom, além de ser uma ação social, é um evento cultural que mobiliza a economia da cidade no entorno do Centro Histórico. “Isso é fantástico e fundamental para nós, da Funjope, e fazemos o Sabadinho Bom com muita alegria”, acrescenta.

O cantor e instrumentista Jonson Alencar afirma que o Sabadinho Bom é uma referência na cidade de João Pessoa. “Sempre será uma honra para Os Mulatos subir nesse palco e levar tanto o samba, quanto o choro para um público muito especial”, afirma.

O músico ressalta que o público vai ouvir grandes choros de Pixinguinha, Waldir Azevedo, Jacob do Bandolim e os clássicos do samba, entre eles, Benito de Paula, João Nogueira, Clara Nunes, Martinho da Vila e Paulinho da Viola.

Entre as músicas que fazem parte do repertório estão Carioquinha, Waldir Azevedo; Bola Preta, de Jacob do Bandolim; Naquele Tempo, de Pixinguinha; Timoneiro e Coração Leviano, de Paulinho da Viola; Poder da Criação, Forças da Natureza (João Nogueira), entre outras.

O grupo Os Mulatos, que também vai tocar chorinhos instrumentais, é formado pelos músicos Juan Ébano na voz principal, Jonson Alencar no surdo e voz, André Lima no pandeiro, Manoel Medeiros no cavaquinho, João Maria no violão sete cordas e Cornélio Santana na flauta.

Jonson Alencar frisa que, além de surpresa para o público, haverá homenagem a um sambista. “Contamos com a presença dos amantes do samba. A expectativa é gigante”, convida.

MPPB recomenda reabertura de inscrições do concurso de Juripiranga

0

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) recomendou ao prefeito de Juripiranga a inserção da possibilidade de inscrição gratuita aos candidatos que comprovarem não ter condições de arcar com a taxa de inscrição no concurso público que está sendo promovido pela Prefeitura Municipal e aos candidatos doadores de medula óssea.

Ele também deverá providenciar a reabertura das inscrições do certame, por igual prazo já transcorrido quando da retificação, prevendo essa possibilidade de pedido, prazo para recursos e a publicação de nova divulgação da lista de inscritos na condição de isentos. O gestor tem cinco dias úteis, a contar do recebimento da recomendação ministerial, para informar o MPPB, as providências adotadas.

A recomendação ministerial foi expedida pelo 3º promotor de Justiça de Itabaiana, João Benjamim Delgado Neto. A medida integra o Inquérito Civil Público 001.2024.011636, instaurado na Promotoria de Justiça em razão de denúncia, noticiando que o edital do concurso não prevê a isenção de taxa de inscrição para candidatos comprovadamente hipossuficientes.

Segundo o promotor de Justiça, a recomendação visa garantir o cumprimento dos princípios constitucionais, que devem nortear a Administração Pública, com destaque para o princípio da igualdade de acesso aos cargos, empregos e funções. “O artigo 37, inciso I, da Constituição Federal garantiu a ampla possibilidade de participação da administração pública, na forma da lei, vedando qualquer discriminação abusiva, que desrespeite o princípio da isonomia. Além disso, há o entendimento jurisprudencial unânime de que a ausência de previsão de isenção de taxa de inscrição àqueles que não têm recursos financeiros suficientes para efetuar o pagamento da inscrição viola o princípio do amplo acesso aos cargos públicos, ainda que não haja lei municipal regulando a matéria”, explicou.

O prefeito também deverá fixar a recomendação ministerial na porta frontal de acesso da Secretaria Municipal de Administração, pelo período mínimo de 90 dias, e providenciar a sua ampla divulgação junto à equipe administrativa. O não acatamento das orientações resultará na adoção das medidas judiciais necessárias para assegurar a sua implementação.

O concurso

Em fevereiro deste ano, a Prefeitura de Juripiranga publicou o edital do Concurso Público de Provas e Títulos destinado a selecionar candidatos para o preenchimento de 59 cargos (sendo 58 vagas de ampla concorrência e uma vaga para cadastro de reserva), de seu quadro efetivo de pessoal.

Estão sendo oferecidas vagas para pessoas com ensino fundamental incompleto, ensino médio e ensino superior. Os cargos oferecidos são: agente de limpeza, auxiliar de serviços gerais, motorista, agente comunitário de saúde, agente de combate a endemias, agente administrativo, técnico de enfermagem, enfermeiro, médico, fisioterapeuta, odontólogo e professor. Os salários variam de R$ 1.412,00 a R$ 5.000,00.

As inscrições foram encerradas em 10 de março e deverão, de acordo com a recomendação ministerial, ser reabertas prevendo a possibilidade da gratuidade para pessoas comprovadamente hipossuficientes (podendo, o gestor público, utilizar como parâmetro as hipóteses apontadas no Decreto Federal 6.593/08) e para candidatos doadores de medula óssea, nos termos da Lei n.º 13.656/18.

Incêndio em pousada de Porto Alegre deixa pelo menos 10 mortos

0

Pelo menos dez pessoas morreram em um incêndio de grandes proporções que atingiu uma pousada na Avenida Farrapos, no centro de Porto Alegre, na madrugada desta sexta-feira (26). O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul mobilizou cinco caminhões para combater as chamas no prédio de três pavimentos. Nas redes sociais, a corporação informou que o fogo foi controlado.

“Conforme o nosso comandante do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Lúcio Junes da Silva, foram confirmadas dez vítimas e o local funcionava de forma irregular. A perícia criminal está no local para identificar as vítimas e investigar as causas do incêndio”, destacou o corpo de bombeiros, por meio nota.

Os feridos foram levados para o Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS). Também pelas redes sociais, a prefeitura de Porto Alegre informou que duas pessoas estão em estado grave e seis passam por atendimento de menor gravidade.

“Com profunda tristeza acompanho a apuração do incêndio com vítimas na Pousada Garoa, na Farrapos. A prioridade agora é o atendimento aos cidadãos resgatados e encaminhados ao HPS. A prefeitura trabalha para acolher os moradores e apoiar a investigação dessa tragédia”, postou o prefeito Sebastião Melo.

Em seu perfil no X, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, disse que o incêndio causa profunda consternação. “Seguimos mobilizados no rescaldo dessa tragédia e na identificação das causas das chamas. Meus sentimentos aos familiares das vítimas.”

Agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) monitoram e orientam o trânsito no entorno da ocorrência. Em nota, a Polícia Civil do Rio Grande do Sul informou que a investigação está a cargo da 17ª delegacia de polícia, coordenada pelo delegado Daniel Ordahi.

“As diligências estão sendo tomadas e acompanhadas junto ao corpo de bombeiros, Defesa Civil, Brigada Militar e Instituto Geral de Perícias. Estão sendo aguardados os relatórios técnicos e resultados das demais apurações investigativas.”

Ex-secretário de município do Sertão da PB é condenado por transporte de eleitores

0

Por unanimidade de votos, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mantiveram a condenação imposta a Joselito Bandeira de Lucena, então secretário de Educação da Prefeitura de Malta (PB), por transporte ilegal de eleitores no pleito de 2020. A decisão foi tomada na sessão de julgamentos desta quinta-feira (25).

Entenda o caso

Durante as eleições municipais de 2020, Joselito Bandeira foi acusado de transportar eleitores, no dia da votação, do município de São Mamede (PB) para votarem em candidato apoiado por ele na cidade de Malta (PB). O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) acolheu a ação proposta pelo Ministério Público ao considerar que o transporte teve clara finalidade eleitoral, o que é proibido pela legislação.

Voto do relator

Como relator do caso, o ministro Floriano de Azevedo Marques julgou correta a decisão do TRE. “Ficou claro que o transporte oferecido buscava obter votos para a candidatura do prefeito apoiado pelo secretário, uma vez que havia farto material de propaganda eleitoral no veículo em locais de fácil acesso aos passageiros”, afirmou o ministro.

Floriano de Azevedo Marques disse que uma mudança de entendimento no caso só seria possível a partir do reexame de fatos e provas, o que é vedado em recurso especial, conforme previsto na Súmula n° 24 do TSE.

Alceu Valença é confirmado como atração do São João de Santa Luzia; veja programação

0

O prefeito José Alexandre de Araújo – Zezé confirmou, nesta quinta-feira (25), o cantor pernambucano Alceu Valença como mais uma atração da edição 2024 do São João de Santa Luzia. Alceu se apresentará no Parque do Forró, dia 23 de junho (domingo), na noite de encerramento da festa junina mais tradicional do Brasil que este ano celebra 82 anos de história.

“Faltam 55 dias para começar a melhor edição de todos os tempos do São João de Santa Luzia, e a novidade que estava faltando, quer saber? Vou dizer agora, no domingo, 23 de junho, para encerrar com chave de ouro à altura do nosso São João, ele, Alceu Valença”, anunciou Zezé nas redes sociais.

Alceu Valença era o nome surpresa que faltava ser anunciado para o São João de Santa Luzia 2024. A grade de programação com as demais atrações havia sido anunciada no dia 13 de março, em praça pública. Entre elas, Wesley Safadão, Raí Saia Rodada, Matheus & Kauan, Bell Marques, Murilo Huff, Michelle Andrade e outros (veja ao final da matéria a programação completa). A festa ocorrerá entre os dias 20 e 23 de junho, no Parque de Eventos, grande área aberta de 18 mil metros no Centro do município.

O São João de Santa Luzia é reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Estado da Paraíba, por meio da Lei Estadual nº 11.160/2018. O evento é o mais tradicional festejo junino do estado, tendo sido criado em 1942, sempre com foco no resgate dos costumes da cultura popular.

A realização é da Prefeitura Municipal de Santa Luzia, com apoio da PixBet, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste do Brasil.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL:

Dia 20/06 (Quinta-feira):

– Mari & Rayane
– Bell Marques
– Murilo Huff

Dia 21/06 (Sexta-feira):

– Forró D2
– Raí Saia Rodada
– Matheus & Kauan

Dia 22/06 (Sábado):

– Woxton Nóbrega
– Nuzio Medeiros
– Wesley Safadão

Dia 23/06 (Domingo):

– Lucas Tô de Boa
– Michele Andrade
– Israel & Rodolfo
– Alceu Valença

Exoneração de diretor do Presídio de Cajazeiras é publicada, após suspeita de corrupção

0

A exoneração de Tales Alves de Almeida do cargo de diretor da penitenciária regional de Cajazeiras foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (26). Ele foi preso nesta quinta-feira (25), suspeito de integrar um esquema de corrupção para facilitar a soltura de presos.

O secretário de Estado da Administração Penitenciária, João Alves, afirmou que a gestão não irá voltar atrás na exoneração de Tales Alves de Almeida, afastado sob suspeita de diversas artimanhas para liberar detentos, especialmente membros de facções criminosas, manipulando procedimentos legais e administrativos. Ele foi um dos alvos de uma operação conjunta entre o Ministério Público da Paraíba, Polícia Civil, Secretaria de Administração Penitenciária e Polícia Militar deflagrada na manhã de hoje.

Vídeo: chapa liderada por Terezinha Domiciano vence disputa na UFPB

0
Vídeo: chapa liderada por Terezinha Domiciano vence disputa na UFPB
Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega – Foto: Divulgação

A professora Terezinha Domiciano, do Departamento de Ciência Animal, foi a mais votada na consulta prévia para a escolha do novo reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A chapa liderada por ela obteve quase 70% dos votos, superando, com grande margem, a segunda colocada, encabeçada pelo professor Lucídio Cabral, do Departamento de Computação Científica, e a do terceiro lugar, comandada pelo atual reitor, Valdiney Veloso, do Departamento de Psicologia.

O resultado da consulta deste ano, com pouca variação, reproduziu o quadro de 2020, quando a professora Terezinha ficou em primeiro lugar, e Valdiney apareceu em último.

Naquele ano, no entanto, o atual reitor conseguiu compor a lista tríplice elaborada pelos Conselhos Superiores da UFPB e, mesmo sem receber nenhum voto, foi escolhido para comandar a instituição pelo então presidente Jair Bolsonaro.

O resultado da consulta agora será analisado pelos Conselhos Superiores da UFPB, a quem cabe votar e organizar a lista tríplice que será encaminhada ao presidente Lula (PT). A última palavra para a escolha será do petista, que, tradicionalmente, costuma respeitar a ordem de votação manifestada pela comunidade universitária.

Resultado da votação

  • Chapa 1: ‘UFPB: Inovação com Inclusão’ – Professora Terezinha Domiciano e professora Mônica Nóbrega – 67,95% dos votos
  • Chapa 2: ‘Conecta UFPB’ – Professor Lucídio dos Anjos Formiga Cabral e professor João Euclides Fernandes Braga – 25,37% dos votos
  • Chapa 3: ‘Avança UFPB’ – Professor Valdiney Gouveia (atual reitor) e professora Rita de Cássia Pereira – 6,67% dos votos

Vídeo: Jackson revela que Ricardo queria apoiar Pedro no 2º turno, em 2022

0

Vídeo: Jackson revela que Ricardo queria apoiar Pedro no 2º turno, em 2022O presidente estadual do Partido dos Trabalhadores na Paraíba, Jackson Macêdo, rompeu o silêncio nesta quinta-feira (25) e revelou o que motivou seu afastamento político com o ex-governador Ricardo Coutinho (PT).

Em entrevista ao Programa Meio-Dia Paraíba, na Rede Pop de Rádio, Jackson contou que, no segundo turno das eleições de 2022, Ricardo queria o apoio formal da legenda petista à candidatura de Pedro Cunha Lima (PSDB), em detrimento da de João Azevêdo (PSB).

“Ricardo (Coutinho), que antes me elogiava, agora bate em mim porque queria ir pra Pedro Cunha Lima e eu disse não: o PT vai apoiar João Azevêdo”, revelou o presidente petista.

Candidatura própria

Ainda na entrevista, Jackson Macêdo contou que tem alertado a Direção Nacional do perigo que o PT corre em ter candidatura própria nas eleições 2024, em João Pessoa.

Para ele, se a legenda optar por lançar o deputado Luciano Cartaxo ou a deputada Cida Ramos, tem tudo para terminar o primeiro turno na quarta posição, atrás de Cícero Lucena (Progressistas), Marcelo Queiroga (PL) e Ruy Carneiro (Podemos).

Assista abaixo trecho da entrevista de Jackson:

- Publicidade -

Últimas

- Publicidade -