Início Site

MPPB instaura procedimento para apurar “erro médico” contra criança em CG

0

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) instaurou a Notícia de Fato 003.2024.005236 para apurar um possível erro médico contra uma criança de seis anos de idade, paciente do Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande. Inicialmente, apurou-se que a vítima foi submetida a uma cirurgia equivocada, na quinta-feira (25), na unidade hospitalar. O caso está sendo acompanhado pela promotora de Justiça, Adriana Amorim de Lacerda, que atua na área de defesa dos direitos da saúde, naquele município.

De acordo com a representante do MPPB, o caso não foi registrado de forma oficial na Promotoria, nem pelo hospital, nem pela família, sendo o procedimento instaurado a partir de informações de matérias jornalísticas. “Diante da gravidade do que foi noticiado, instauramos a NF para requerer que a administração do hospital se manifeste sobre o atendimento e sobre as normas de segurança que devem ser adotadas para todos os pacientes da unidade, justamente para evitar erros dessa natureza. Vamos acompanhar e tomar as providências necessárias”, afirmou.

O caso
As notícias que chegaram ao conhecimento do Ministério Público informavam que a criança deu entrada no hospital para um procedimento cirúrgico, que demorou mais de duas horas, inclusive com colocação de pinos. Após a cirurgia, a mãe da criança notou que a cirurgia foi realizada na perna sã. A vítima, então, teria sido submetida a uma nova intervenção, desta vez no membro correto.

Responsabilização civil e criminal
“Cada erro médico (dano decorrente da prestação de serviços de saúde) é único e, a depender de como ele se realizou, pode ter diversos tipos de consequências no mundo jurídico. Uma delas é a responsabilização civil e a família pode ingressar com uma ação judicial, visando a reparação do dano moral e material sofrido”, explicou Adriana Amorim.

A Promotora de Justiça também apontou a responsabilização criminal como outra consequência de erro médico: “Havendo um dano corporal – lesão corporal ou homicídio – e verificado que o profissional atuou com negligência, imprudência ou imperícia, a conduta pode caracterizar a ocorrência de um delito, a depender da apuração na esfera criminal”. Nesse caso, essa responsabilização decorrerá de inquérito policial, a partir do registro do boletim de ocorrência.

Após a apuração inicial, a promotora de Justiça vai encaminhar as informações à Coordenação Criminal da Promotoria de Justiça de Campina Grande, para o acompanhamento na esfera penal.

Ética e administrativa
Além da responsabilização civil e da responsabilização criminal, há também a responsabilização ética, por parte do Conselho Regional de Medicina. “Ademais, dentro da instituição hospitalar, ressalvando que o caso ocorreu num estabelecimento público, deverá haver a apuração no âmbito administrativo, com as consequências jurídicas cabíveis”, lembrou a promotora.

O caso
As notícias que chegaram ao conhecimento do Ministério Público diziam que a criança deu entrada no hospital para um procedimento cirúrgico, que demorou mais de duas horas, inclusive com colocação de pinos. Após a cirurgia, a mãe da criança notou que a cirurgia foi realizada na perna sã, e a vítima teria passado por uma nova intervenção no membro correto.

Dano moral ou material
Adriana Amorim explicou, ainda, que a nomenclatura “erro médico” é usada comumente para aludir ao que o Conselho Nacional de Justiça chama de “erro para dano moral ou material decorrente da prestação de serviço de saúde”. A promotora explica, ainda, que “erro médico” pode ter vários tipos de consequências no mundo jurídico.

“Cada erro médico é único e, a depender de como ele se realizou, ele pode ter diversos tipos de consequências. A primeira, não mais importante, mas uma delas, é a responsabilização civil. A família pode entrar com uma ação judicial, e aí é com o advogado particular, um defensor público, mas é uma iniciativa da própria parte, do próprio paciente que foi vítima desse dano. Ele pode ingressar em juízo para uma indenização pelo erro ocorrido, na esfera civil”, pontuou.

A promotora de Justiça também aponta a responsabilização criminal como outra consequência de um erro médico. “Havendo um dano corporal ou lesão corporal, ou um homicídio, e verificado que o profissional atuou com negligência, imprudência ou imperícia, pode se caracterizar um crime e a responsabilização criminal. Inclusive a omissão também é um dos crimes. Além da responsabilização civil e da responsabilização criminal, pode haver também responsabilização ética, no Conselho Regional de Medicina, que enseja uma punição administrativa”, explicou.

Operação “Double Lock” cumpre 30 mandados em presídios de 14 cidades da PB

0

Uma ação conjunta da Polícia Militar da Paraíba com o Ministério Público
da Paraíba (MPPB) através do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime
Organizado (Gaeco) cumpriu, na manhã desta sexta-feira (26), 30 mandados
de prisão em 17 estabelecimentos prisionais no Estado. A ação faz parte da
Operação Double Lock, que mira apenados que foram condenados por novos
crimes enquanto já cumpriam pena por outros delitos.

O objetivo da Operação é evitar a progressão de regime dos presos que foram
reincidentes, reduzindo assim o cometimento de novos crimes quando os
apenados estivessem em liberdade ou com tornozeleira eletrônica. Entre os
crimes cometidos apontados estão porte e posse ilegal de arma de fogo,
tráfico de drogas, homicídio, roubo, furto, lesão corporal no contexto de
violência doméstica, aliciamento de menores, entre outros.

Na Grande João Pessoa os mandados foram cumpridos nos presídios do PB1,
Silvio Porto e Geraldo Beltrão. A ação ocorreu também em outras 13
cidades: Campina Grande, Guarabira, Patos, Cajazeiras, Catolé do Rocha,
Serra Branca, Soledade, Cuité, Monteiro, Remígio, Umbuzeiro, Belém e
Jacaraú.

No inglês, o termo “double lock” pode ser traduzido como fechadura dupla,
fazendo uma referência a nova situação de cárcere dos condenados presos

Confira mudanças no trânsito para a partida entre Botafogo-PB e Caxias-RS no Almeidão

0

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) definiu o plano de trânsito e transporte para o jogo entre Botafogo da Paraíba e Caxias do Rio Grande do Sul, pela série C do Campeonato Brasileiro de Futebol. A partida vai acontecer neste domingo (28), às 19h, no Estádio Almeidão, no bairro do Cristo Redentor. A operação da Semob-JP vai ser iniciada às 17h, com equipes no entorno de todo estádio.

Transporte – A partir das 17h, as linhas 203-Mangabeira/Rangel e 207-Penha, que trafegam pela Avenida Ranieri Mazilli, entrarão na Rua Napoleão Duré, seguindo até o Terminal do Cristo, no Estádio Almeidão. Para o retorno após o jogo, a partir das 21h, as linhas 202-Geisel, 203-Mangabeira/Rangel e 3200-Circular, no sentido bairro, e as linhas 202-Geisel e 204-Cristo, no sentido Centro, estarão no Terminal do Cristo, no Almeidão. A linha 120-Parque do Sol vai passar pelo Almeidão, a partir das 17h, nos sentidos Centro/Bairro e Bairro/Centro.

Trânsito – A partir das 17h, a Semob-JP estará com 10 agentes de mobilidade urbana fazendo o monitoramento do tráfego de veículos nas vias próximas ao Almeidão e o isolamento do terminal de ônibus do local para garantir e facilitar a chegada dos torcedores e o retorno para casa. As entradas das delegações no estádio também estarão isoladas por dispositivos da Semob-JP com a utilização de equipamentos móveis de sinalização viária.

PT: Cida crê em candidatura própria, mas garante seguir decisão da Nacional

A deputada estadual Cida Ramos (PT) voltou a se posicionar favorável a candidatura própria da legenda petista na disputa pela Prefeitura de João Pessoa nas eleições de 2024. Em entrevista à rádio Arapuan FM, a parlamentar afirmou que vai trabalhar para convencer a Executiva Nacional do partido sobre a viabilidade dessa candidatura.

A declaração de Cida Ramos vem em um momento de indefinições dentro do PT. A deputada conquistou a preferência interna da legenda para ser a pré-candidata, mas enfrenta a resistência de uma ala do partido que defende o apoio à reeleição do prefeito Cícero Lucena (Progressistas).

Além disso, o deputado Luciano Cartaxo (PT) também se coloca como pré-candidato, buscando viabilizar sua candidatura diretamente em Brasília.

Cida se mostra confiante

Apesar das divergências internas, Cida Ramos se mostrou confiante na viabilidade da candidatura própria do PT. Ela argumenta que o partido tem uma base sólida na capital paraibana. “Eu sou partidária. Acredito que o PT tem condições de apresentar um projeto alternativo para a cidade”, afirmou a deputada.

Decisão final da Executiva Nacional

A Executiva Nacional do PT se reunirá no dia 6 de maio para definir os rumos do partido nas eleições municipais de João Pessoa, Recife, Rio de Janeiro e Curitiba. No caso da capital paraibana, a reunião deverá decidir entre a candidatura de Cida Ramos, a de Luciano Cartaxo ou o apoio à reeleição de Cícero Lucena.

Respeito a decisão da Executiva

Cida Ramos afirmou que vai lutar pela candidatura própria do PT até o fim, mas que respeitará a decisão final da Executiva Nacional. “Vou trabalhar para convencer a Executiva Nacional de que a melhor opção é a candidatura própria. Mas, acima de tudo, sou partidária e vou respeitar a decisão do partido”, disse a deputada.

Racha entre Romero e Bruno se aprofunda com exoneração de secretário

A crise política entre o deputado Romero Rodrigues (Podemos) e o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), ganhou um novo capítulo nas últimas horas, com a exoneração do secretário de Serviços Urbanos, Geraldo Nobre.

Geraldo Nobre, figura importante do grupo político de Romero Rodrigues, entregou o pedido de exoneração ao secretário de Administração, Diogo Lira.

A saída de Nobre, considerado um dos técnicos mais qualificados da equipe de Bruno Cunha Lima, é vista como um sinal claro do racha entre os dois políticos.

Fatores por trás da exoneração

  • Tensão entre Romero e Bruno: Especula-se que a decisão de Nobre tenha sido motivada pelas crescentes divergências entre Romero Rodrigues e Bruno Cunha Lima. A proximidade de Geraldo Nobre com Romero teria gerado constrangimentos no governo municipal, levando à sua saída.
  • Possível candidatura de Romero: A exoneração de Nobre reforça os rumores de que Romero Rodrigues disputará a Prefeitura de Campina Grande nas próximas eleições, contra Bruno Cunha Lima. A saída do secretário seria um indicativo de que o deputado estaria se preparando para o pleito eleitoral.
  • Futuro de Geraldo Nobre: Fontes próximas a Geraldo Nobre indicam que ele pode ser nomeado para um cargo no Governo do Estado nos próximos dias. A nomeação seria vista como um aceno do governador João Azevêdo (PSB) a Romero Rodrigues.

Consequências do rompimento

  • Enfraquecimento de Bruno: A perda de um dos seus principais secretários é um golpe duro para Bruno Cunha Lima. A exoneração de Geraldo Nobre pode abalar a base de apoio do prefeito e dificultar sua reeleição.
  • Fortalecimento de Romero: O racha na base de Bruno Cunha Lima abre espaço para Romero Rodrigues se fortalecer como principal candidato de oposição na disputa pela prefeitura. A exoneração de Nobre é vista como um ponto a favor de Romero.
  • Cenário político incerto: O rompimento entre Romero e Bruno deixa o cenário político de Campina Grande incerto. A disputa pela prefeitura promete ser acirrada e as próximas semanas serão decisivas para definir os rumos da eleição.

Aguardando os próximos capítulos

Com a crise se aprofundando, resta saber como os fatos se desenrolarão nos próximos meses. As convenções partidárias e o registro das candidaturas, que se aproximam, serão momentos cruciais para definir os rumos da disputa pela Prefeitura de Campina Grande.

Sabadinho Bom deste fim de semana terá choro e samba com ‘Os Mulatos’, em JP

0

O Sabadinho Bom deste final de semana vai ser comandado pelo grupo Os Mulatos que vai levar muito choro e samba para o público que curte o evento. Realizado pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), o encontro musical acontece na Praça Rio Branco, Centro da cidade, a partir das 12h30.

“É sempre uma alegria renovada organizarmos o Sabadinho Bom porque este evento se transformou num verdadeiro momento de vivência social na cidade de João Pessoa. Todos os sábados, um público grande se dedica a ouvir a boa música, a trocar experiências, a se divertir na Praça Rio Branco”, avalia o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Ele destaca que o Sabadinho Bom, além de ser uma ação social, é um evento cultural que mobiliza a economia da cidade no entorno do Centro Histórico. “Isso é fantástico e fundamental para nós, da Funjope, e fazemos o Sabadinho Bom com muita alegria”, acrescenta.

O cantor e instrumentista Jonson Alencar afirma que o Sabadinho Bom é uma referência na cidade de João Pessoa. “Sempre será uma honra para Os Mulatos subir nesse palco e levar tanto o samba, quanto o choro para um público muito especial”, afirma.

O músico ressalta que o público vai ouvir grandes choros de Pixinguinha, Waldir Azevedo, Jacob do Bandolim e os clássicos do samba, entre eles, Benito de Paula, João Nogueira, Clara Nunes, Martinho da Vila e Paulinho da Viola.

Entre as músicas que fazem parte do repertório estão Carioquinha, Waldir Azevedo; Bola Preta, de Jacob do Bandolim; Naquele Tempo, de Pixinguinha; Timoneiro e Coração Leviano, de Paulinho da Viola; Poder da Criação, Forças da Natureza (João Nogueira), entre outras.

O grupo Os Mulatos, que também vai tocar chorinhos instrumentais, é formado pelos músicos Juan Ébano na voz principal, Jonson Alencar no surdo e voz, André Lima no pandeiro, Manoel Medeiros no cavaquinho, João Maria no violão sete cordas e Cornélio Santana na flauta.

Jonson Alencar frisa que, além de surpresa para o público, haverá homenagem a um sambista. “Contamos com a presença dos amantes do samba. A expectativa é gigante”, convida.

MPPB recomenda reabertura de inscrições do concurso de Juripiranga

0

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) recomendou ao prefeito de Juripiranga a inserção da possibilidade de inscrição gratuita aos candidatos que comprovarem não ter condições de arcar com a taxa de inscrição no concurso público que está sendo promovido pela Prefeitura Municipal e aos candidatos doadores de medula óssea.

Ele também deverá providenciar a reabertura das inscrições do certame, por igual prazo já transcorrido quando da retificação, prevendo essa possibilidade de pedido, prazo para recursos e a publicação de nova divulgação da lista de inscritos na condição de isentos. O gestor tem cinco dias úteis, a contar do recebimento da recomendação ministerial, para informar o MPPB, as providências adotadas.

A recomendação ministerial foi expedida pelo 3º promotor de Justiça de Itabaiana, João Benjamim Delgado Neto. A medida integra o Inquérito Civil Público 001.2024.011636, instaurado na Promotoria de Justiça em razão de denúncia, noticiando que o edital do concurso não prevê a isenção de taxa de inscrição para candidatos comprovadamente hipossuficientes.

Segundo o promotor de Justiça, a recomendação visa garantir o cumprimento dos princípios constitucionais, que devem nortear a Administração Pública, com destaque para o princípio da igualdade de acesso aos cargos, empregos e funções. “O artigo 37, inciso I, da Constituição Federal garantiu a ampla possibilidade de participação da administração pública, na forma da lei, vedando qualquer discriminação abusiva, que desrespeite o princípio da isonomia. Além disso, há o entendimento jurisprudencial unânime de que a ausência de previsão de isenção de taxa de inscrição àqueles que não têm recursos financeiros suficientes para efetuar o pagamento da inscrição viola o princípio do amplo acesso aos cargos públicos, ainda que não haja lei municipal regulando a matéria”, explicou.

O prefeito também deverá fixar a recomendação ministerial na porta frontal de acesso da Secretaria Municipal de Administração, pelo período mínimo de 90 dias, e providenciar a sua ampla divulgação junto à equipe administrativa. O não acatamento das orientações resultará na adoção das medidas judiciais necessárias para assegurar a sua implementação.

O concurso

Em fevereiro deste ano, a Prefeitura de Juripiranga publicou o edital do Concurso Público de Provas e Títulos destinado a selecionar candidatos para o preenchimento de 59 cargos (sendo 58 vagas de ampla concorrência e uma vaga para cadastro de reserva), de seu quadro efetivo de pessoal.

Estão sendo oferecidas vagas para pessoas com ensino fundamental incompleto, ensino médio e ensino superior. Os cargos oferecidos são: agente de limpeza, auxiliar de serviços gerais, motorista, agente comunitário de saúde, agente de combate a endemias, agente administrativo, técnico de enfermagem, enfermeiro, médico, fisioterapeuta, odontólogo e professor. Os salários variam de R$ 1.412,00 a R$ 5.000,00.

As inscrições foram encerradas em 10 de março e deverão, de acordo com a recomendação ministerial, ser reabertas prevendo a possibilidade da gratuidade para pessoas comprovadamente hipossuficientes (podendo, o gestor público, utilizar como parâmetro as hipóteses apontadas no Decreto Federal 6.593/08) e para candidatos doadores de medula óssea, nos termos da Lei n.º 13.656/18.

Incêndio em pousada de Porto Alegre deixa pelo menos 10 mortos

0

Pelo menos dez pessoas morreram em um incêndio de grandes proporções que atingiu uma pousada na Avenida Farrapos, no centro de Porto Alegre, na madrugada desta sexta-feira (26). O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul mobilizou cinco caminhões para combater as chamas no prédio de três pavimentos. Nas redes sociais, a corporação informou que o fogo foi controlado.

“Conforme o nosso comandante do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Lúcio Junes da Silva, foram confirmadas dez vítimas e o local funcionava de forma irregular. A perícia criminal está no local para identificar as vítimas e investigar as causas do incêndio”, destacou o corpo de bombeiros, por meio nota.

Os feridos foram levados para o Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS). Também pelas redes sociais, a prefeitura de Porto Alegre informou que duas pessoas estão em estado grave e seis passam por atendimento de menor gravidade.

“Com profunda tristeza acompanho a apuração do incêndio com vítimas na Pousada Garoa, na Farrapos. A prioridade agora é o atendimento aos cidadãos resgatados e encaminhados ao HPS. A prefeitura trabalha para acolher os moradores e apoiar a investigação dessa tragédia”, postou o prefeito Sebastião Melo.

Em seu perfil no X, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, disse que o incêndio causa profunda consternação. “Seguimos mobilizados no rescaldo dessa tragédia e na identificação das causas das chamas. Meus sentimentos aos familiares das vítimas.”

Agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) monitoram e orientam o trânsito no entorno da ocorrência. Em nota, a Polícia Civil do Rio Grande do Sul informou que a investigação está a cargo da 17ª delegacia de polícia, coordenada pelo delegado Daniel Ordahi.

“As diligências estão sendo tomadas e acompanhadas junto ao corpo de bombeiros, Defesa Civil, Brigada Militar e Instituto Geral de Perícias. Estão sendo aguardados os relatórios técnicos e resultados das demais apurações investigativas.”

Ex-secretário de município do Sertão da PB é condenado por transporte de eleitores

0

Por unanimidade de votos, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mantiveram a condenação imposta a Joselito Bandeira de Lucena, então secretário de Educação da Prefeitura de Malta (PB), por transporte ilegal de eleitores no pleito de 2020. A decisão foi tomada na sessão de julgamentos desta quinta-feira (25).

Entenda o caso

Durante as eleições municipais de 2020, Joselito Bandeira foi acusado de transportar eleitores, no dia da votação, do município de São Mamede (PB) para votarem em candidato apoiado por ele na cidade de Malta (PB). O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) acolheu a ação proposta pelo Ministério Público ao considerar que o transporte teve clara finalidade eleitoral, o que é proibido pela legislação.

Voto do relator

Como relator do caso, o ministro Floriano de Azevedo Marques julgou correta a decisão do TRE. “Ficou claro que o transporte oferecido buscava obter votos para a candidatura do prefeito apoiado pelo secretário, uma vez que havia farto material de propaganda eleitoral no veículo em locais de fácil acesso aos passageiros”, afirmou o ministro.

Floriano de Azevedo Marques disse que uma mudança de entendimento no caso só seria possível a partir do reexame de fatos e provas, o que é vedado em recurso especial, conforme previsto na Súmula n° 24 do TSE.

Alceu Valença é confirmado como atração do São João de Santa Luzia; veja programação

0

O prefeito José Alexandre de Araújo – Zezé confirmou, nesta quinta-feira (25), o cantor pernambucano Alceu Valença como mais uma atração da edição 2024 do São João de Santa Luzia. Alceu se apresentará no Parque do Forró, dia 23 de junho (domingo), na noite de encerramento da festa junina mais tradicional do Brasil que este ano celebra 82 anos de história.

“Faltam 55 dias para começar a melhor edição de todos os tempos do São João de Santa Luzia, e a novidade que estava faltando, quer saber? Vou dizer agora, no domingo, 23 de junho, para encerrar com chave de ouro à altura do nosso São João, ele, Alceu Valença”, anunciou Zezé nas redes sociais.

Alceu Valença era o nome surpresa que faltava ser anunciado para o São João de Santa Luzia 2024. A grade de programação com as demais atrações havia sido anunciada no dia 13 de março, em praça pública. Entre elas, Wesley Safadão, Raí Saia Rodada, Matheus & Kauan, Bell Marques, Murilo Huff, Michelle Andrade e outros (veja ao final da matéria a programação completa). A festa ocorrerá entre os dias 20 e 23 de junho, no Parque de Eventos, grande área aberta de 18 mil metros no Centro do município.

O São João de Santa Luzia é reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Estado da Paraíba, por meio da Lei Estadual nº 11.160/2018. O evento é o mais tradicional festejo junino do estado, tendo sido criado em 1942, sempre com foco no resgate dos costumes da cultura popular.

A realização é da Prefeitura Municipal de Santa Luzia, com apoio da PixBet, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste do Brasil.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL:

Dia 20/06 (Quinta-feira):

– Mari & Rayane
– Bell Marques
– Murilo Huff

Dia 21/06 (Sexta-feira):

– Forró D2
– Raí Saia Rodada
– Matheus & Kauan

Dia 22/06 (Sábado):

– Woxton Nóbrega
– Nuzio Medeiros
– Wesley Safadão

Dia 23/06 (Domingo):

– Lucas Tô de Boa
– Michele Andrade
– Israel & Rodolfo
– Alceu Valença

- Publicidade -

Últimas

- Publicidade -