Início Site

Projeto Circulandô retorna com nova edição em Dona Inês, no Brejo paraibano

0

O Circulandô está de volta para uma edição histórica na cidade de Dona Inês, distante 144 km de João Pessoa, na região do Brejo paraibano. O projeto é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio do Centro Estadual de Arte da Paraíba, que leva ações artísticas e culturais como oficinas, apresentações e sessões de cinema para cidades fora da capital paraibana, onde estão as duas Unidades do Cearte-PB. A ação acontecerá nesta sexta-feira (19), sábado (20) e domingo (21), com programação de oficinas, apresentações culturais, debates e mostra de filmes.

A coordenadora do Circulandô, Rosiany da Silva, que também coordena o setor administrativo do Cearte-PB, celebrou a retomada e o legado do projeto: “Estamos retomando esse Projeto provocador das trocas artísticas que é o Circulandô. Assumimos o Circulandô na sua 29ª edição com muito respeito e carinho por essa história, que representa uma ponte que o Cearte-PB construiu com o interior do Estado. Seguiremos esse legado recomeçando por Dona Inês e já estamos preparando a 30ª edição em São Miguel de Taipu”, destacou Rosiany.

Parceiro local da realização do 29º Circulandô, o município de Dona Inês tomou a iniciativa de procurar o Centro Estadual de Arte para propor ações conjuntas e surgiu a ideia de produzir uma edição do projeto na cidade. “A vinda do Circulandô para Dona Inês foi pensada quando a Secretaria ficou sabendo desse projeto, e a articulação aconteceu através de Laura Moreno, diretora do Cearte-PB, que já conhecia nossa cidade pela participação no Festival de Inverno do ano passado”, revelou Josenildo Fernandes da Silva, atual secretário de Cultura e Turismo de Dona Inês.

Laura Moreno, diretora do Cearte-PB e umas das principais intermediadoras para viabilizar a edição do Circulandô em Dona Inês, também comemorou as articulações que resultaram no retorno da iniciativa. “O Centro Estadual de Arte está muito feliz porque a 29ª edição do Circulandô será em Dona Inês, visto que é o resultado do nosso contato através de um trabalho já realizado pela direção, que levou oficinas de Dança e de Teatro no Festival de Inverno de Dona Inês em 2023. Resultado disso é que fomos de volta procurados para realizar a abertura das nossas edições que estavam paradas desde 2020. A propósito, me sinto muito honrada pelo Cearte-PB colaborar para fortalecimento da Arte e da Cultura deste município paraibano, este lugar de muito talento, como é o caso do artista visual da comunidade quilombola Cruz da Menina, o escultor Sergio Teofilo, e também pelo nome dessa cidade, que é o resultado de uma história de amor”, detalhou a gestora do Cearte-PB.

Programação – A 29ª edição do Circulandô conta com uma programação extensa de atividades e ações artísticas e culturais, tendo como carro-chefe as oficinas temáticas, selecionadas de modo a contemplar demandas da própria comunidade de Dona Inês.

Haverá oficinas de Cinema de Bolso, Artesanato, Acordeón, Dança Contemporânea e Teatro de Bonecos, abrangendo cinco das seis áreas artísticas do Centro de Arte. Além delas, serão promovidos debates, apresentações artísticas e exibição de filmes, tudo gratuito e aberto ao público.

Cine Cirulandô – Incluso na programação do evento, o Cine Circulandô é um projeto de exibição voltado para a formação de público de cinema no estado da Paraíba. Realizado em praças públicas, ele cumpre a função de incluir o interior paraibano no circuito de exibição independente, principalmente em cidades que não contam com festivais e salas de cinema.

Expectativa – O secretário de Juventude e Turismo de Dona Inês enfatizou que a expectativa para a 29ª edição do Circulandô é a melhor possível. “A expectativa da gente é muito boa acerca das oficinas e da programação do evento como um todo, pois colocamos algumas necessidades da população e esperamos que elas sejam correspondidas e que possamos ofertar à comunidade de Dona Inês novos conhecimentos nas diversas áreas de saber que o Cearte-PB está trazendo para nosso município através das ações do Circulandô”, concluiu Josenildo Silva.

A 29ª edição do Circulandô é uma realização do Centro Estadual de Arte da Paraíba em parceria com a Prefeitura Municipal de Dona Inês, através da Secretaria de Cultura e Turismo.

Kaká explica fim de casamento após declaração polêmica de ex-esposa

0

Depois da declaração polêmica de Carol Celico, que afirmou que seu casamento com Kaká terminou porque o ex-jogador era “perfeito demais” para ela, foi a vez do astro do futebol brasileiro contar a sua versão dos fatos.

Em podcast do jornal espanhol Sport, o ex-jogador do Real Madrid explicou que fez o que pôde para tentar evitar o divórcio à época. Namorados de infância, Kaká e Celico tiveram dois filhos e se divorciaram em 2015.

Ainda sobre o rompimento da união, o ex-jogador da Seleção Brasileira revelou que a decisão pelo divórcio foi tomada ela sua ex-esposa no momento em que ele jogava pelo Orlando City, nos Estados Unidos.

“Ela disse: ‘Não estou feliz e atribuo minha infelicidade ao casamento’. Eu estava morando nos Estados Unidos, e ela pediu para voltar para o Brasil. As palavras dela foram: ‘Quero voltar para o Brasil, quero morar lá e não quero mais estar casada’”, revelou Kaká sobre o momento do divórcio.

Religioso, o jogador contou que precisou da ajuda de pastores para lidar com a situação e afirmou que passou um ano solteiro para tentar assimilar o que havia acontecido com o seu casamento. “Um cristão não se casa para se divorciar”, disse Kaká.

O ex-São Paulo voltou a se relacionar em 2017, quando começou a namorar a sua atual esposa Carol Dias, com quem tem duas filhas. Do Metrópoles.

Lei que proíbe fogos de artifício com estampido em João Pessoa é sancionada

0

O prefeito Cícero Lucena sancionou, nesta terça-feira (16), Lei que proíbe o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de artifícios com estampidos, bem como de quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso, de estampido e de explosão, em João Pessoa. O ato aconteceu no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, onde o gestor argumentou a necessidade de proteção e o cuidado com a saúde de crianças portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA), de idosos, de pessoas que se encontram em leitos de hospitais e dos animais. O projeto de Lei teve a autoria do vereador Odon Bezerra.

“João Pessoa é uma cidade inclusiva, que se preocupa com a condição das pessoas com autismo, tanto que nós cuidamos de mais de duas mil crianças com o espectro nas nossas escolas. Este projeto nos permite avançar ainda mais nessa causa, além de garantir que mais pessoas que precisem desse cuidado também recebam a proteção. Sabemos, também, da importância para os animais, do sofrimento provocado pelo barulho dos fogos, tanto que João Pessoa já avançou nesse sentindo, acabando essa prática nos eventos de fim de ano promovidos pela Prefeitura. Queremos que João Pessoa seja exemplo de inclusão e de cuidado”, afirmou o prefeito.

De acordo com o texto, fica estabelecido que caso os estabelecimentos descumpram as regras, multas podem ser aplicadas. O projeto estabelece uma multa de R$ 2 mil, com a possibilidade do valor ser dobrado caso exista reincidência em um período de 30 dias do cometimento da primeira infração. Além disso, ficou estabelecido, que as empresas fabricantes responsáveis pela distribuição desses fogos de artifício podem ser alvo de multa em R$ 5 mil, que pode ter o valor dobrado também em 30 dias após a reincidência. A fiscalização ficará a cargo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam).

O vereador Odon Bezerra celebrou a sanção e agradeceu a sensibilidade do prefeito Cícero Lucena. “Crianças recém-nascidas, pessoas enfermas em leitos de hospitais, crianças autistas, além da causa animal. Outro dia mesmo eu ouvi o relato de uma pessoa defensora dessa causa, ela me dizia textualmente sentir uma grande emoção ao saber que esse projeto tramitava e que estava na iminência do prefeito sancionar. Então, para mim, é um momento muito especial em atender todos esses segmentos da sociedade. E parabenizar o prefeito Cícero Lucena, que teve a sensibilidade de sancionar esse projeto de importância para todos nós de João Pessoa”, afirmou o vereador.

Cliente esquece carro no estacionamento da Priscyllas Hall e boate brinca: “está no achados e perdidos”

0

A boate Priscyllas Hall  chamou a atenção nas redes sociais, nesta terça-feira (16), ao compartilhar uma foto de um carro modelo SUV, cor prata, estacionado em suas dependências. A publicação veio acompanhada da legenda: “encontra-se nos achados e perdidos da Priscylla’s”.

A postagem logo ganhou destaque nas redes sociais, gerando diversos comentários e reações dos internautas. “Está na segunda casa dele. Kkkk”, comentou um deles. Em outro comentário, um homem elogia o proprietário do carro: “fizeram correto, exageraram na bebida e foram de Uber pra casa”.

Vaja postagem da PH:

Caso ‘Alph’: ré pronunciada por homicídio de estudante universitário é julgada nesta terça

0

A ré Selena Samara Gomes da Silva está sendo julgada no 1º Tribunal do Júri da Comarca de João Pessoa, no 5º andar do Fórum Criminal. Ela foi pronunciada, junto com Abraão Avelino da Fonseca, pelo crime de homicídio qualificado do estudante universitário Clayton Tomaz de Sousa, também conhecido como ‘Alph’, assassinado com disparo de arma de fogo no dia 6 de fevereiro de 2020, na Comunidade Aratú, na Capital.

Quem preside o julgamento é a juíza auxiliar da unidade judiciária. Andréa Carla Mendes Nunes Galdino. A sentença deve ser lida ainda nesta terça-feira (16). O segundo réu recorreu da pronúncia, por isso não está na mesma sessão.

De acordo com a denúncia apresentada pelo Ministério Público, os réus estão incursos no artigo 121, parágrafo 2º, incisos I e IV; artigo 211. combinado com o artigo 29 e 69, todos do Código Penal, com incidência do artigo 1º, da Lei nº 8 8.072/90.

Ainda segundo informações processuais, Selena e Clayton passaram a noite do dia 5 e 6 de fevereiro de 2020 juntos no apartamento da vítima, que residia sozinho, na Rua Coronel Ascendino Feitosa, no Bairro Castelo Branco, em João Pessoa. No início da noite do dia 6, Abraão também esteve no apartamento de Clayton, ocasião em que os três teriam saído juntos, no veículo da ré para a Comunidade do Aratú, onde residia o acusado Abraão.

“Na oportunidade efetuaram um disparo de arma de fogo, que deu causa à morte de Clayton. Em seguida, colocaram o corpo no porta-malas do carro de Selena e o abandonaram em um terreno que dá acesso à Praia de Gramame”, diz a pronúncia.

Narra ainda a denúncia que, com o desaparecimento de Clayton, os familiares fizeram a ocorrência policial e, dias depois, foram chamados para identificação de um corpo, e em 17 de fevereiro de 2020 foi reconhecido e que se tratava de Clayton. Sendo o seu corpo encontrado 48 horas após o fato e em avançado estado de decomposição. Segue a inicial descrevendo que, com o aprofundamento das investigações, ouvindo-se testemunhas e autorizada a quebra do sigilo telefônico e bancário, veio à tona que Selena mantinha um relacionamento amoroso com Abraão e ao mesmo tempo estaria se relacionando com Clayton, formando um triângulo amoroso, sendo este o motivo do crime.

Hervázio Bezerra faz “profecia” sobre futuro de Cartaxo nas eleições de 2024

0

O deputado estadual Hervázio Bezerra fez uma “profecia” política sobre o destino do também parlamentar paraibano Luciano Cartaxo (PT), para as eleições deste ano. O parlamentar do PSB afirmou, em entrevista ao programa Meio-Dia Paraíba da Rádio Pop nesta terça-feira (16), que acredita na desistência do deputado petista para apoiar à reeleição do atual prefeito Cícero Lucena.

Hervázio argumentou que sua previsão tem com base situações passadas em eleições envolvendo o PT em João Pessoa, e citou como o exemplo o caso de Anísio Maia, onde ele foi candidato pela legenda, mas quem recebeu o apoio do PT Nacional foi o ex-governdor  Ricardo Coutinho.

“Com a experiência que eu tenho, não dá para pensar diferente. Inclusive, na tribuna eu dei um conselho a ele: amigo, vá com calma para você não se decepcionar, porque tudo indica que você irá pisar no rastro de Anísio Maia. Todo mundo sabe que Anísio tinha o apoio declarado do diretório municipal. Tinha a simpatia e o apoio declarado da direção regional, e no entanto, Lula e Gleisi Hoffmann decidiram apoiar Ricardo Coutinho para prefeito de João Pessoa. Então, gato escaldado tem medo de água fria. Deputado Luciano, vá devagar com o andor, porque quem vai decidir essa questão é o diretório nacional”, afirmou Hervázio Bezerra.

Assista:

 

PF deflagra operação contra empresas de segurança clandestinas, na PB

0

A Polícia Federal deflagrou na manhã da última sexta-feira (12) mais uma operação policial que visa a repressão das atividades de segurança privadas sem a devida autorização.

Foram fiscalizadas obras do Hospital de Clínicas e do Centro de Convenções de Campina Grande, e em ambos os canteiros de obras foi constatada a presença de segurança patrimonial irregular.

Com a comprovação das irregularidades, os policiais encerraram as atividades nos dois locais, tendo sido autuadas a empresa contratante e a empresa contratada, e paralisados os serviços.

No mesmo dia, a construtora substituiu a empresa irregular por uma empresa especializada e com autorização de funcionamento emitida pela Polícia Federal, como exige a Lei nº 7.102/83.

A Polícia Federal orienta que, antes de contratar, certifique-se de que a empresa está autorizada a desempenhar o serviço. O serviço de segurança e vigilância patrimonial, armada ou não, exige autorização legal para o seu funcionamento.

Empresas irregulares que fazem escolta armada têm responsabilidade criminal por porte ilegal de armas, de acordo com a Lei 10.826/03, caso forneçam ou permitam o uso de armas de fogo pelo trabalhador irregular.

As fiscalizações irão continuar abrangendo todo o Estado.

Paraíba registra 23 investigações sobre exploração sexual infantil na internet

0

A Paraíba registrou 23 inquéritos abertos para investigar exploração sexual de crianças e adolescentes relacionados a redes sociais e plataformas digitais. Os dados são referentes ao período de 1º de janeiro de 2020 até 25 de janeiro de 2024, e foram obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI) pelo Núcleo Jornalismo.

De acordo com o veículo, foram solicitados inquéritos que continham os nomes das seguintes empresas:

  • Meta (WhatsApp, Facebook, Instagram, Threads);
  • Discord;
  • X/Twitter;
  • ByteDance (TikTok);
  • Kwai;
  • Telegram;
  • Tumblr;
  • Google;
  • Microsoft;
  • ICQ.

Somente em janeiro deste ano, a Polícia Federal (PF) registrou 97 processos que investigam crimes deste tipo. Representa um aumento expressivo de 83% em comparação ao ano de 2023, quando foram abertos 53 inquéritos. Esse é o maior número para o mês de janeiro nos últimos quatro anos.

A SaferNet, organização de promoção de direitos humanos na internet desde 2005, declarou no ano passado que as denúncias de conteúdo de abuso sexual de crianças e adolescentes na internet brasileira aumentaram em 84% entre janeiro e setembro de 2023.

Apontamento da Safernet coincide com os dados fornecidos pela PF. Embora os casos tenham começado a crescer na virada da pandemia de Covid-19, de 2020 para 2021.

Confira registros ano a ano (2020 a 2024)

  • 2020: 249 inquéritos
  • 2021: 470 inquéritos (aumento anual de 88,8%)
  • 2022: 594 inquéritos (aumento anual de 26,4%)
  • 2023: 858 inquéritos (aumento anual de 44%)
  • Até janeiro de 2024: 97 inquéritos
Paraíba é terceiro estado com menor índice de investigações no Nordeste (Foto: Reprodução/Núcleo)

Na região Nordeste, a Paraíba é o terceiro estado com menor índice de investigações sobre exploração sexual de crianças e adolescentes relacionados a redes sociais e plataformas digitais.

Estado fica atrás de Sergipe (21) e Piauí (9). O Ceará (93) lidera os inquéritos desse tipo na região nordestina, seguido por Pernambuco (73) e Bahia (64).

Veja registros de inquéritos no Nordeste (2020 a 2024)

  1. Ceará: 93
  2. Pernambuco: 73
  3. Bahia: 64
  4. Maranhão: 40
  5. Alagoas: 31
  6. Rio Grande do Norte: 24
  7. Paraíba: 23
  8. Sergipe: 21
  9. Piauí: 9

Denuncie de forma anônima

Se você presenciar ou tiver conhecimento de qualquer conteúdo de abuso sexual infantil online, denuncie.

Existem canais de denúncia disponíveis, como:

  • Disque 100: Atendimento 24 horas para violações de direitos humanos.
  • Central de Denúncias de Crimes Cibernéticos da PF: [URL inválido removido]
  • SaferNet: https://safernet.org.br/

João Pessoa e outros 55 municípios da PB estão em alerta amarelo, diz Inmet

0

João Pessoa e outros 55 municípios da Paraíba estão em alerta amarelo, divulgado nesta terça-feira (16), pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

De acordo com o aviso, as chuvas são de até 50 milímetros nas próximas 24 horas. Segundo o alerta que é válido até amanhã, haverá chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h). Há ainda risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

A recomendação das autoridades é que em caso de rajadas de vento, a população não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda). Também deve-se evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Mais informações podem ser obtidas pela popualçao junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Confira as cidades afetadas na Paraíba

Alhandra
Araçagi
Baía da Traição
Bayeux
Belém
Belém do Brejo do Cruz
Bernardino Batista
Brejo do Cruz
Brejo dos Santos
Caaporã
Cabedelo
Caiçara
Caldas Brandão
Capim
Catolé do Rocha
Conde
Cruz do Espírito Santo
Cuité de Mamanguape
Curral de Cima
Duas Estradas
Guarabira
Gurinhém
Itabaiana
Itapororoca
Jacaraú
João Pessoa
Joca Claudino
Juripiranga
Lagoa de Dentro
Logradouro
Lucena
Mamanguape
Marcação
Mari
Mataraca
Mulungu
Pedras de Fogo
Pedro Régis
Pilar
Pirpirituba
Pitimbu
Poço Dantas
Riachão do Poço
Rio Tinto
Salgado de São Félix
Santa Rita
São José do Brejo do Cruz
São José dos Ramos
São Miguel de Taipu
Sapé
Serra da Raiz
Sertãozinho
Sobrado
Tacima
Triunfo
Uiraúna

Hospital Universitário de Campina Grande inaugura novo Centro Oftalmológico

O Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), inaugurou nesta quarta-feira (17) seu novo Centro Oftalmológico.

O espaço, totalmente reformado e equipado com modernos aparelhos, oferece um ambiente mais moderno, acolhedor, adequado e seguro para os pacientes, trabalhadores e estudantes em formação.

O investimento de R$ 99.405,00 foi realizado através do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF) e visa melhorar a qualidade dos serviços prestados e contribuir para a formação de novos profissionais de saúde.

Novos equipamentos e serviços

O novo Centro Oftalmológico conta com um consultório equipado com:

  • Autorefrator
  • Cadeira oftalmológica com refrator de greens, lâmpada de fenda e tonômetro de aplanação
  • Monitor de acuidade visual
  • Lensômetro digital
  • Retinoscópio

Com os novos equipamentos, os pacientes podem realizar exames oftalmológicos completos, incluindo:

  • Exame de grau
  • Fundo de olho
  • Pressão intraocular

Benefícios para pacientes, estudantes e trabalhadores

O novo Centro Oftalmológico traz diversos benefícios para:

  • Pacientes: Maior qualidade e segurança nos exames oftalmológicos, além de um ambiente mais acolhedor e moderno.
  • Estudantes: Melhores condições para a prática e aprendizado em oftalmologia.
  • Trabalhadores: Melhores condições de trabalho e maior satisfação profissional.

Hospital Universitário de Campina Grande inaugura novo Centro Oftalmológico

Sobre o HUAC-UFCG

O HUAC-UFCG é um hospital universitário de referência na região, que oferece atendimento ambulatorial e hospitalar em diversas especialidades médicas. A unidade também é um importante campo de prática para estudantes de diferentes áreas da saúde.

Sobre a Ebserh

A Ebserh é uma empresa pública federal vinculada ao Ministério da Educação que atua na gestão de 41 hospitais universitários federais em todo o país. A empresa tem como missão, primando pela excelência na gestão, promover a saúde pública, o ensino, a pesquisa e a inovação no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), integrando-se às redes de saúde locais e regionais.

Informações adicionais

Hospital Universitário de Campina Grande inaugura novo Centro Oftalmológico

- Publicidade -

Últimas

- Publicidade -