Início Site

Vídeo: em evento do PSB, Cícero exalta parceria com João e progresso de JP

0

No evento de filiação do PSB, realizado nesta terça-feira (23) em João Pessoa, o prefeito Cícero Lucena destacou a importância da parceria com o governador João Azevêdo e celebrou o progresso da capital paraibana.

Durante seu discurso, Cícero ressaltou a decisão de se candidatar a prefeito de João Pessoa e enfatizou a relevância do apoio e da disposição do governador Azevêdo em construir uma gestão municipal focada em melhorar a vida dos cidadãos.

“Decidi me candidatar a prefeito de João Pessoa e devo destacar o quão importante foi o apoio do governador João Azevêdo, sua disposição em trabalharmos juntos para uma gestão municipal que tivesse como principal objetivo mudar positivamente a vida das pessoas. Desde a campanha há quatro anos, enfatizamos a importância dessa união, e hoje, por toda João Pessoa, tenho ouvido constantemente sobre como essa parceria tem trazido benefícios”, afirmou Lucena

Assista

Vídeo: João reforça parceria com Cícero e diz que aliança é por JP

0

Durante o ato de filiação do Partido Socialista Brasileiro (PSB) realizado nesta terça-feira (23) em João Pessoa, o governador João Azevêdo reforçou sua parceria com o prefeito Cícero Lucena e destacou que a aliança entre eles é em prol da cidade.

Em seu discurso, João Azevêdo expressou sua satisfação com a receptividade calorosa que recebeu no encontro, ressaltando a importância do diálogo direto com as pessoas e a oportunidade de realizar uma política próxima e participativa.

“Não há nada melhor do que ser recebido com tanto carinho como fomos aqui neste encontro. Poder estar próximo, olhar nos olhos das pessoas, dialogar, fazer o que chamamos de boa política, é algo extraordinário. Para mim, é uma grande alegria reafirmar nosso compromisso com esta cidade e com este estado que estamos reconstruindo”, afirmou o governador.

João Azevêdo enfatizou que a parceria com o prefeito Cícero Lucena é fundamental para o desenvolvimento de João Pessoa e do estado como um todo, reiterando seu compromisso em continuar trabalhando em conjunto para promover melhorias e avanços para a população.

Assista

Vídeo: Tibério reafirma aliança com Cícero e projeta maior bancada na CMJP

0

O secretário de Administração, Tibério Limeira, reafirmou a aliança política com o prefeito de João Pessoa Cícero Lucena para as eleições de 2024 e projetou uma ampliação da bancada do partido na Câmara Municipal, durante o ato de filiação do PSB, ocorrido nesta terça-feira (23), em João Pessoa.

Em seu discurso, Tibério enfatizou a importância da união entre os integrantes da chapa de pré-candidatos, ressaltando que a campanha será pautada pela defesa não só de suas próprias bandeiras, mas também pela busca por uma vitória conjunta nas eleições proporcionais e majoritárias.

“Para reafirmar que essa chapa de pré-candidatos a vereadores e vereadoras não vai caminhar apenas defendendo a sua bandeira na proporcional. Essa chapa vai caminha defendendo uma vitória casada na proporcional e na majoritária”, afirmou.

O secretário demonstrou confiança na reeleição de Cícero Lucena como prefeito de João Pessoa, destacando a força da militância do PSB para alcançar esse objetivo.

“Temos o nosso prefeito Cícero Lucena, candidato a reeleição que com fé em Deus e a força dessa militância vai ser reconduzido a Prefeitura de João Pessoa. Quero saudar cada um companheiro e companheira que se dispôs a se filiar no PSB e representar o nosso partido e eu tenho certeza que vai eleger a maior bancada em João Pessoa de vereadores e vereadoras”, declarou.

Assista

MPPB se opõe a revogação de prisão da ex-diretora do Hospital Padre Zé

0

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) se opôs à revogação da prisão preventiva de Jannyne Dantas, ex-diretora do Hospital Padre Zé, em João Pessoa, mesmo após a concessão de prisão domiciliar ao Padre Egídio pela Justiça.

A defesa da ex-diretora apelou à 4ª Vara Criminal da Capital após a concessão da prisão domiciliar ao Padre Egídio de Carvalho, que passou a necessitar de cuidados médicos após uma cirurgia para a remoção de um tumor.

De acordo com o MPPB, não há justificativa para a liberação de Jannyne, que está detida desde novembro do ano passado. O Grupo argumenta que a prisão domiciliar concedida ao Padre Egídio está fundamentada no Art. 318, inciso II, do Código de Processo Penal, citando “laudos médicos que indicam a necessidade de cuidados especiais, indisponíveis na Unidade Prisional”.

 

Opera Paraíba ganha destaque em evento nacional de auditoria do SUS

0

O Programa Opera Paraíba, ação do Governo do Estado que facilita o acesso da população aos procedimentos cirúrgicos, está ganhando destaque na 1ª Mostra Nacional de Experiências Exitosas em Auditoria do SUS, que ocorre dentro do Encontro Nacional dos Auditores (Enaud) do Sistema Nacional de Auditoria 2024, em Brasília (DF).

O programa paraibano, executado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), foi selecionado mediante concurso promovido pelo Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DenaSUS), que atestou o grau de satisfação –  com um alcance de 98% – dos seus usuários. O evento começou nessa segunda-feira (22) e vai até esta quinta-feira (25).

O programa Opera Paraíba foi instituído com o propósito de reduzir a fila de espera histórica que existia na Paraíba das pessoas que precisavam de algum tipo de cirurgia. Sensível com essa situação, a gestão estadual do SUS pensou na melhor solução e ampliou a assistência para todo território paraibano, sendo o Estado que mais investe na atenção e assistência, com serviços próprios. Nesse contexto, o impacto na vida dos paraibanos foi constatado com a redução das filas de espera, mudança na rotina das pessoas e melhor qualidade de vida.

A equipe da SES na 1ª Mostra Nacional de Experiências Exitosas em Auditoria do SUS é representada por três técnicos que estão no evento para discutir temas relevantes ao processo de trabalho em auditoria e apresentação das experiências exitosas selecionadas no concurso. Destaca-se que o trabalho selecionado segue com a proposta de apoio e respostas à gestão e aos usuários, com o propósito de contribuir para a qualidade da atenção disponibilizada à população da Paraíba, por meio do Opera Paraíba, como iniciativa inovadora e revolucionária de assistência à saúde promovida pela SES.

A auditoria realizada pela SES detectou que 98% dos usuários entrevistados, seja nos hospitais (beira-leito, pós-cirurgia, por ocasião da alta hospitalar), residências (pós-cirurgia), presencialmente ou através de chamadas telefônicas, estão satisfeitos com o atendimento. O trabalho selecionado para a mostra recebeu o título “Contribuição da equipe de Auditoria da SES/PB no processo de organização, programação, execução e monitoramento das ações para redução das filas de cirurgias eletivas no estado da Paraíba”.

A Gerência Operacional de Auditoria (GOAUD) do SUS na Paraíba recebeu a missão de executar esse acompanhamento conduzido pela Gerência Executiva de Regulação e Avaliação da Assistência (GERAV) e iniciou uma verificação junto aos usuários atendidos para identificar a visão que eles têm do programa.

De acordo com a coordenadora da Gerência Operacional de Auditoria, Maria do Desterro Catão, a avaliação alcançou todas as unidades da rede estadual e, através dos consolidados semanais, foi possível obter quase a totalidade dos usuários satisfeitos. “O Opera Paraíba é exemplo, é resposta, é gestão com resultados. Estamos representando a SES no evento com muito orgulho e coração grato por saber que nosso trabalho tem reconhecimento merecido e que estamos contribuindo para gestão do SUS no nosso estado. A Paraíba segue promovendo qualidade de vida para todos os paraibanos. O mérito não é apenas nosso, mas de uma equipe comprometida e um Estado sensível que acredita e investe na saúde”, explicou.

Os relatórios das avaliações são atualizados semanalmente e as equipes das unidades hospitalares executantes dos procedimentos cirúrgicos foram treinadas pela equipe de Auditoria da SES para manter o processo sempre atualizado e uniformizado para todos, assim têm-se um resultado que reflete a informação fiel e em tempo real.

Para a gerente executiva de Regulação e Avaliação da Assistência da SES, Lidiane Cassimiro, o propósito é a manutenção da qualidade desses serviços, para isso foi instituído um processo de acompanhamento, monitoramento e avaliação desse trabalho. “O principal objetivo do instrumento é reconhecermos as fragilidades e potencialidades nas ações do Opera Paraíba, para tornar possível o aprimoramento da atenção integrada que é desde a indicação até a execução da cirurgia. Esse monitoramento é fundamental para garantir um processo eficiente e seguro. Ou seja, é um instrumento que possibilita minimizar os riscos, melhorar os resultados e proporcionar uma experiência mais satisfatória para os usuários do Sistema Único de Saúde”, destacou.

JP suspende vacinação contra dengue e aguarda envio de novas doses pelo Ministério da Saúde

0

A ação preventiva por meio da vacinação contra a dengue estará suspensa em João Pessoa até o envio de novas doses por meio do Ministério da Saúde. A Campanha teve início no dia 19 de fevereiro e, para quem iniciou o esquema nesse dia poderá completar o esquema vacinal com a segunda dose a partir do dia 18 de maio.

Na última quinta-feira (18), João Pessoa ampliou temporariamente o público-alvo para vacina contra a dengue, disponibilizando o imunizante para crianças e adolescentes de 6 até 16 anos. O chamamento para o novo público foi um sucesso e, na manhã desta terça-feira (23), restavam menos de 20 doses da vacina disponíveis. A proteção com o imunizante Qdenga se alcança com duas doses, com intervalo de 90 dias entre elas. A vacina é segura, e a administração do imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“Toda a estratégia de vacinação para esse grupo específico de crianças e adolescentes foi traçado onde, segundo dados epidemiológicos do Ministério da Saúde, se concentra a maior proporção de internação pela doença. Pedimos a colaboração dos pais e responsáveis para ficar atentos aos dados aprazados no cartão de vacina de seus filhos para não perder o prazo para eles receberem a segunda dose e completar o esquema vacinal”, orientou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa.

Ainda, segundo o coordenador, nesse período de temperaturas altas e chuvas recorrentes, é importante que haja a vigilância nos domicílios. “Temos que ser parceiros nesse cuidado. A Prefeitura tem feito ações contínuas, com os agentes de endemias da Secretaria de Saúde e demais órgãos para fiscalizar os locais e tentar controlar e conter os focos de dengue, sobretudo, a população deve ser vigilante também e monitorar os ambientes em suas residências e não deixar água parada exposta, para evitar a proliferação do mosquito”, completou.

Proteção contra Dengue – A vacina foi ampliada e é recomendada para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos, com o esquema composto de duas doses, em intervalo de três meses entre as doses. Caso o usuário tenha contato com a doença antes da vacina é recomendado aguardar seis meses para o início do esquema vacinal com a vacina dengue (atenuada). Caso a infecção ocorra após o início do esquema, não há alteração no intervalo entre D1 e D2, desde que a D2 não seja realizada com o período inferior a 30 dias do início da doença.  Nos serviços de saúde pontos móveis, além da atualização da caderneta de vacinação, com as doses de rotina estão disponíveis também a vacina que protege contra Influenza, destinada às pessoas que fazem parte do grupo prioritário.

Quais são os grupos prioritários: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas (aquelas mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto), professores do ensino básico e superior, povos indígenas, idosos com 60 anos ou mais de idade, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das Forças Armadas e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

Documentação – Para vacinação é necessário apresentar, além do cartão de vacina, os documentos comprobatórios de cada grupo. Os profissionais que se enquadram na ampliação dos grupos prioritários deverão apresentar documento de identificação com foto e comprovante (declaração, carteira do conselho de classe ou contracheque) de vínculo com a empresa ou instituição onde atua. Já pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais deverão apresentar laudo médico.

Vacinação Domiciliar – Para pessoas acamadas e restritas ao leito. É necessário fazer agendamento, por meio do número (83) 98645-7727. As vacinas são disponibilizadas nos domicílios, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 16h.

Locais de vacinação em João Pessoa nesta quarta-feira (24):

Unidades de Saúde da Família (USFs)

Vacinas de Campanha (Covid-19 e Influenza) e de rotina

Horário: 7h às 11h e das 12h às 16h (de segunda a sexta-feira)

*exceção: Alto do Céu II, Mudança de Vida, Cidade Verde e Jardim Planalto.

Policlínicas Municipais e Centro Municipal de Imunização

Vacinas de Campanha (Covid-19 e Influenza) e de rotina

Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)

Home Center Ferreira Costa

Ofertando apenas a vacina contra a Influenza

Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira) 8h às 16h (sábado)

Shopping Sul

Ofertando apenas a vacina contra a Influenza

Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira) 10h às 16h (sábado)

Shopping Tambiá

Ofertando apenas a vacina contra a Influenza

Horário: 12h às 20h (de segunda a sexta-feira) 9h às 16h (sábado)

Vacinação Domiciliar

Agendamento: (83) 98645-7727 – (Apenas whatsapp)

Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)

Criminosos se passam por prefeito para aplicar golpe em comerciantes na Paraíba

0

O prefeito de Sapé, Major Sidnei, utilizou suas redes sociais para alertar a população sobre um golpe perpetrado por criminosos que se passam por ele no WhatsApp. Com o contato realizado através de um número com prefixo ’87’, os golpistas utilizam uma foto do prefeito e sua esposa como perfil e entram em contato com comerciantes do município solicitando serviços em nome do gestor.

Identificando-se como o prefeito pelo aplicativo de mensagens, o golpista também realiza ligações para solicitar serviços aos comerciantes. Além disso, o prefeito tem sido alvo de importunações em sua residência, com supostas entregas de pedidos que não foram feitos por ele. Serviços diversos, alimentos e até mesmo reboque de veículos já foram solicitados em nome do gestor, causando transtornos à sua vida pessoal e profissional.

De acordo com o prefeito, a situação se iniciou há alguns dias e tem se intensificado. Ele acionou as autoridades de polícia e também o serviço de inteligência para que o caso seja solucionado o quanto antes.

“Eles querem tumultuar o negócio local, tumultuar minha casa. Se como prefeito detesto isso, como policial isso me incomoda mais ainda. Vamos encontrar essa pessoa que vem importunando a sociedade sapeense”, disse.

Espetáculo teatral “Trupizupe: O Maior Quengo do Nordeste” se apresenta em três cidades da PB

0

Uma experiência teatral inesquecível está prestes a desembarcar em três cidades da Paraíba, trazendo consigo uma mistura envolvente de humor, cultura nordestina e arte. O aclamado espetáculo “Trupizupe: O Maior Quengo do Nordeste” está prestes a cativar os corações do público em uma série de apresentações marcantes.

A circulação, foi contemplada pela Lei Paulo Gustavo executada pela SECULT-PB, promete encantar plateias com sua energia vibrante e sua narrativa envolvente. Criada com maestria pelo talentoso elenco e equipe de produção, “Trupizupe” é uma celebração da riqueza cultural do Nordeste brasileiro, repleta de música, dança e diálogos envolventes.

Com texto do escritor e dramaturgo campinense, Bráulio Tavares. O espetáculo traz como enredo as aventuras e vivacidade do personagem central Trupizupe, um esperto viajante que, ao chegar em um reino, se depara com um vice-rei corrupto, perde seu ganzá, é preso e, para se livrar da prisão, trama seu casamento com a princesa. Em meio às investidas para recuperar seu instrumento (o ganzá), Trupizupe vai costurando uma estória repleta de surpresas.

As datas e locais das apresentações são os seguintes:

23/04: EEEF Machado de Assis, Santa Rita
30/04: ECIT Antônio Gomes, Bayeux
07/05: Praça Nossa Senhora da Conceição, Pedras de Fogo

Todas as apresentações serão sempre às 19h:30, de forma gratuita e contarão com interpretação em Libras, garantindo que todos os espectadores possam desfrutar plenamente da experiência. Não perca a oportunidade de se deixar envolver pela magia de “Trupizupe” e vivenciar momentos de risos, emoção e reflexão.

Ficha Técnica:

Texto: Bráulio Tavares
Direção Geral: Edilson Alves

Elenco:
Aluisio Souza: Pancrácio e Arauto
Jamil Richene: Vice-Rei e Pretendentes
Jô Carvalho: Carcereiro e Princesa
Miguel Reberth: Rei
Robert Sodré: Trupizupe
Direção Musical: Aldo Marques
Músicas: Aldo Marques
Direção/Concepção Coreográfica: Ademilton Barros
Figurino, Cenário e Adereços: Nelson Alexandre
Confecção de Figurino: M3 Ateliê
Confecção de Cenário: Ana Paula
Confecção da Carroça: Maciel Fidelis
Maquiagem: Romilson Rodrigues
Design Gráfico: Max Ryan
Fotos: Delmer Oliveira
Realização: Cia de Teatro Soluar

Cigarros eletrônicos comercializados na Paraíba serão apreendidos, determina Agevisa

0

A Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa/PB) publicou, na página 15 do Diário Oficial do Poder Executivo, edição desta terça-feira (23), a Nota Técnica nº 02/2024 determinando a apreensão, pelos órgãos de Inspeção Sanitária, dos dispositivos eletrônicos para fumar, e seus insumos, que estejam sendo comercializados e utilizados na Paraíba.

A iniciativa seguiu a decisão da Diretoria Colegiada da Anvisa, anunciada na sexta-feira (19), de atualizar as disposições da Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) nº 46/2009/Anvisa, reafirmando a proibição da fabricação, da importação, da comercialização, da distribuição, do armazenamento, do transporte e da propaganda de todos os dispositivos eletrônicos para fumar, conhecidos como cigarros eletrônicos, em todo o Brasil.

De acordo com o diretor-geral da Agevisa, Geraldo Moreira, a proibição dos cigarros eletrônicos, agora renovada e reafirmada pela Anvisa, se deve à completa inexistência de estudos científicos que comprovem a mínima segurança no uso desses dispositivos, que podem oferecer graves riscos à saúde humana e ao meio ambiente.

“Tal como os cigarros convencionais, os cigarros eletrônicos contêm inúmeras substâncias que causam danos extremos ao organismo humano e que podem levar os usuários, inclusive, à morte”, explicou. E acrescentou: “A proibição expressa na RDC 46/2009, reforçada pelas demais normativas correlatas, alcança não somente os cigarros eletrônicos, mas também os seus acessórios e refis, e ainda, o ingresso, no País, de dispositivos eletrônicos para fumar trazidos por viajantes, por qualquer forma de importação, incluindo a modalidade de bagagem acompanhada, que é aquela em que o viajante carrega a bagagem consigo e no mesmo meio de transporte em que viaja”.

Mesmo não havendo proibição expressa do uso pessoal dos cigarros eletrônicos, Geraldo Moreira observou: “As pessoas não são proibidas de fumar cigarros convencionais ou eletrônicos. Mas elas devem ter consciência de que esses produtos são prejudiciais à saúde do usuário e das pessoas à sua volta, e de que o uso de dispositivos ilegais corresponde a uma atitude incorreta e reprovável”.

Apesar de não ser proibido o uso individual de cigarros eletrônicos, o uso desses dispositivos não pode ocorrer em qualquer ambiente, pois há regras claras, de âmbito nacional e estadual, que proíbem o uso de produtos derivados do fumo, incluindo os cigarros eletrônicos, em ambientes de uso coletivo. Dentre as normativas que tratam do tema estão a Lei 9.294/1996, que restringe o uso e a propaganda de produtos fumígenos no Brasil, e a Lei 8.958/2009, ampliada pela Lei nº 12.351/2022, que acrescentou o parágrafo 4º ao artigo 2º para vedar o uso dos cigarros eletrônicos e produtos similares em recintos públicos e privados de uso coletivo em todo o território paraibano.

Ação permanente – Conforme Geraldo Moreira, a Agevisa, em conjunto com o Ministério Público e demais órgãos parceiros da Vigilância Sanitária Estadual, está sempre atenta ao cumprimento da proibição dos cigarros eletrônicos, realizando blitzen e orientando seus inspetores sanitários, assim como os profissionais das Vigilâncias Sanitárias municipais, no sentido da apreensão desses produtos, quando encontrados, assim como da responsabilização dos infratores.

O diretor da Agevisa ressaltou que a denúncia da venda ilegal dos cigarros eletrônicos também é dever de todas as pessoas no exercício do seu direito de contribuir para a proteção e o fortalecimento da saúde pública, considerando que os riscos e os danos provocados pelos cigarros eletrônicos são equivalentes ou piores do que aqueles causados pelos produtos convencionais derivados do fumo. “Para denunciar, as pessoas devem se reportar às Vigilâncias Sanitárias Municipais e/ou à Agevisa, indicando o nome e o endereço do estabelecimento onde haja a infração, sendo-lhes garantido o sigilo absoluto de suas identidades, nos termos da legislação vigente”, observou.

Lula defende greve e diz que “dará o que pode” a servidores

0

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) negou que haverá represálias para os servidores em greve, em meio a paralisações de funcionários do Banco Central, técnicos de universidades e agentes ambientais.

O chefe do Executivo evitou cravar uma proposta e se limitou a dizer que dará “o que pudermos”.

“Ninguém será punido neste país por fazer greve. Nasci fazendo greve e devo aos trabalhadores de São Bernardo. Eles têm de compreender, porque a gente dá o que pode”, afirmou Lula durante café da manhã com jornalistas nesta terça-feira (23).

“O pessoal estava muito reprimido. Estamos preparando aumento, muitas vezes não é o que a pessoa pede, mas é o que podemos dar”, completou.

O governo negocia com os servidores. No fim de 2023, a proposta incluía o reajuste dos benefícios, como auxílio-alimentação e auxílio-creche, porém os grevistas reivindicam aumento real nos salários.

Até sexta-feira (26/4), as categorias em greve devem responder ao governo se aceitarão ou não o reajuste nos benefícios.

O debate ficaria para junho, mas foi antecipado. Se a proposta for aceita por todas as partes, os novos valores teriam aumento superior a 50%, com recursos já disponíveis pelo orçamento deste ano. Do Metrópoles.

- Publicidade -

Últimas

- Publicidade -