Início Site

Motorista de Uber que atacou mãe de santo em JP será investigado por racismo religioso

0

Um motorista de aplicativo, identificado apenas como Leonardo, que atua pela empresa Uber será investigado pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) por suspeita de praticar o crime de racismo religioso após recusa de viagem e comentários via mensagem contra a mãe de santo Lúcia de Oxum, em João Pessoa. O inquérito civil foi instaurado na manhã desta terça-feira (23) e o Paraíba Já teve acesso ao documento, publicada por volta das 8h.

Investigação foi autorizada pela promotora de justiça Fabiana Maria Lobo da Silva, que citam o Boletim de Ocorrência feito pela líder do terreiro de Candomblé Ilê Axé Opô Omidewá, além de matérias jornalísticas que retratam o caso.

“Considerando que, consta em cópia de Boletim de Ocorrência e de matéria jornalística juntada aos autos, no dia 25/03/2024, por volta das 7h50, a senhora Lúcia de Fátima Batista de Oliveira, líder de um terreiro de Candomblé Ilê Axé Opô Omidewá, situado nesta cidade, solicitou motorista de Uber pelo aplicativo”, diz trecho da portaria do MP.

De acordo com a mãe de santo, o cancelamento de corridas por motoristas de Uber é comum ao saberem que o local de partida se trata de um terreiro de religião de matriz africana. Relato está presente no documento que autoriza a investigação contra o motorista e cita que o possível crime é racismo religioso.

Motorista se recusa a buscar a mãe de santo (Foto: Reprodução)

No dia 25 de março, o motorista identificado apenas como Leonardo no aplicativo, responde mãe Lúcia da seguinte forma: “Sangue de Cristo tem poder, quem vai é outro kkkk tô fora [sic]”. No dia 1º de abril, a Uber informou que o motorista tinha sido excluído de sua plataforma.

“Resolve instaurar o presente inquérito civil público, com fulcro no artigo 5° da Resolução CPJ n.º 04/2013, com o objetivo de investigar racismo religioso por motoristas da empresa UBER neste Município de João Pessoa/PB”, versa outra parte da portaria.

Caso aconteceu no dia 25 de março deste ano (Foto: Reprodução MPPB/Arte Paraíba Já)

Uber notificada

O MP havia notificado, no dia 27 de março, a empresa Uber do Brasil Tecnologia, com sede em São Paulo, para que preste esclarecimentos relacionados à prática de racismo religioso por motoristas que usam o aplicativo da empresa para prestar o serviço de transporte em João Pessoa.

A medida é decorrente da Notícia de Fato 002.2024.016457, instaurada, nesta terça-feira (26), pela promotora de Justiça, Fabiana Maria Lobo da Silva, que atua na área de defesa da cidadania na capital. A representante do MPPB vai apurar os fatos quanto ao aspecto cível coletivo.

Relembre o caso

Lúcia Oliveira, líder do terreiro de Candomblé em João Pessoa e conhecida como Mãe Lúcia de Oxum, usou suas redes sociais para denunciar um incidente de intolerância religiosa ocorrido durante uma viagem de aplicativo em 25 de março.

De acordo com a sacerdotisa, ela foi confrontada com mensagens discriminatórias e racistas de um motorista, chamado Leonardo no sistema do aplicativo, ao solicitar um carro para um compromisso médico.

O motorista enviou uma mensagem através do aplicativo recusando a viagem com termos religiosos ofensivos e, em seguida, cancelou a solicitação. Mãe Lúcia considerou o comportamento como racismo e intolerância religiosa e registrou uma queixa policial contra o motorista.

Comerciantes de Guarabira bloqueiam estrada em protesto por matadouro

0

Cerca de 50 comerciantes da cidade de Guarabira, na Paraíba, interromperam o tráfego na rodovia PB-073 nesta terça-feira (23) em um protesto pela construção de um novo matadouro público. Os manifestantes incendiaram pneus e impediram a passagem de veículos, liberando apenas a passagem de ambulâncias e outros veículos de emergência.

O protesto está ocorrendo cerca de 5 km após a entrada de Guarabira na PB-073. De acordo com o Tenente-coronel Sinval, comandante do 4° Batalhão da Polícia Militar em Guarabira, os manifestantes exigem uma audiência com o prefeito da cidade e os vereadores para discutir a construção do matadouro. Eles afirmaram que só liberarão a via após serem atendidos.

O matadouro público de Guarabira foi fechado no ano passado pelas autoridades sanitárias devido a diversos problemas, incluindo o entupimento das piscinas de decantação, o que configurou uma situação em desacordo com as normas sanitárias.

Sem o matadouro público, os comerciantes de gado da cidade estão enfrentando dificuldades para abater seus animais. Como a situação não foi resolvida pela Prefeitura de Guarabira, os comerciantes resolveram se mobilizar em protesto para buscar uma solução definitiva para o problema.

Veja abaixo imagens do Portal Araçagi

O protesto está causando congestionamentos na PB-073 e afetando o trânsito na região. A Polícia Militar está no local monitorando a situação e tentando negociar a liberação da pista com os manifestantes.

Por enquanto, ainda não há previsão de quando a via será liberada.

Biometria facial: o cliente do banco é obrigado a aceitar medida de segurança?

0

Sete em cada dez bancos brasileiros (75%) utilizam atualmente a biometria facial na identificação de seus clientes. O dado está na primeira fase da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2024, realizada pela Deloitte Consultoria. O cliente do banco é obrigado a aceitar medida de segurança?

Ao todo, 24 bancos responderam os questionários elaborados e aplicados entre novembro de 2023 e março deste ano. As instituições que participaram da amostragem correspondem a 81% das que atuam no país. Além disso, 27 executivos do segmento concederam entrevistas à equipe da Deloitte.

Após concluir o levantamento, a organização destacou o reconhecimento facial como uma das tecnologias mais adotadas pelas instituições financeiras no país. O chatbot, que simula um bate-papo com os correntistas, geralmente com o objetivo de esclarecer dúvidas e orientá-los, existe quase na mesma proporção da biometria, 71%.

Em seguida, aparecem na lista a RPA (67%), tecnologia que automatiza processos repetitivos, facilitando aqueles que são feitos de modo massivo; a Inteligência Artificial (IA) Generativa (54%), capaz de criar conteúdos e códigos a partir de um repertório já existente e que é um recurso amplamente usado para melhorar a relação com os clientes no atendimento; e a Inteligência Cognitiva (25%), que imita o comportamento e o raciocínio humanos para solucionar questões. A pesquisa indica ainda que a IA já foi incorporada por mais da metade (54%) dos bancos.

Os representantes das instituições financeiras declararam que pretendem priorizar medidas de experiência do cliente (83%), inovações tecnológicas (71%), personalização de produtos e serviços (63%), segurança e privacidade de ponta (58%), responsabilidade social e sustentabilidade (54%), além de ofertas integradas de ecossistema (54%). De maneira unânime, os bancos entendem que a segurança cibernética é aspecto que merece atenção.

Em 2023, o Instituto de Defesa de Consumidores (Idec) fez pelo menos três alertas quanto ao uso de reconhecimento facial, em situações diferentes: no transporte público, por planos de saúde e em condomínios. O que questiona é o limite, muitas vezes ultrapassado pelas empresas, frente à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e à legislação que concerne aos direitos dos consumidores. No caso do transporte público, o Idec descobriu que a empresa que prestava o serviço usou dados biométricos dos passageiros para fazer publicidade, por exemplo.

O cliente é obrigado a aceitar?

Em entrevista concedida à Agência Brasil, o advogado do Programa de Telecomunicações e Direitos Digitais, do Idec, Lucas Marcon, explicou que, pelos termos da LGPD, os bancos precisam permitir que o cliente escolha qual medida de segurança prefere. Isso inclui, portanto, oferecer caminhos menos invasivos do que a biometria.

“Porque outra grande preocupação que existe com a biometria, embora seja um mecanismo de segurança, é com a segurança do armazenamento desses dados. Isso pode, depois, levar a um vazamento de dados? Eles podem ser compartilhados com outras empresas? O risco de vazamento, especialmente, é algo que traz bastante preocupação, porque, se o dado biométrico de uma pessoa for vazado, em todo lugar em que ela tiver cadastro biométrico estará vulnerável”, afirmou.

Para Marcon, o ideal é que os clientes solicitem, por escrito, uma opção distinta da biometria facial. “A pessoa não pode ser obrigada a fornecer um dado que não é essencial para a prestação daquele serviço. Por mais que os bancos entendam que é um mecanismo de segurança, há vulnerabilidades e a pessoa deveria poder escolher”.

Ele lembrou que, na prática, nem todos os bancos têm seguido o que determina a lei. “Alguns bancos permitem que se use meio diferente e outros são irredutíveis. Nessa situação, o que a gente tem orientado aos consumidores, como segundo passo -, mas que, infelizmente, às vezes, não resolve -, pensando nessa linha mais coletiva, é registrar uma reclamação pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD). E por quê? Porque, embora a ANPD tenha limitações para resolver demandas do ponto de vista individual, consta em sua agenda regulatória que deverá, no final deste ano ou no começo do ano que vem, soltar regulamentações sobre o uso de biometria. Então, é interessante que o máximo de clientes faça reclamação, para que o órgão tenha uma base de dados grande e veja que esse é um problema que a sociedade está enfrentando, que o uso de biometria está indiscriminado”, defende o advogado do Idec.

Da Agência Brasil

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado; veja valor

0

As seis dezenas do concurso 2.716 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.

O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. O prêmio da faixa principal está estimado em R$ 3,5 milhões.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.

O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.

Governo adiará um dos projetos da regulamentação da reforma tributária

0

O governo adiará o envio ao Congresso de um dos projetos de lei complementar (PLC) que regulamentam a reforma tributária, anunciou na noite dessa segunda-feira (22) o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Por falta de tempo, o PLC que trata do Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e de questões administrativas deverá ser enviado na próxima semana.

O Comitê Gestor será um órgão com representação dos estados e municípios que se encarregará de fixar as alíquotas do IBS, imposto a ser administrado pelos governos locais. O projeto que trata do assunto é mais simples que o texto a ser enviado nesta semana, que abrangerá toda a regulamentação de todos os tributos sobre o consumo, informou Haddad, terá quase 200 páginas e deverá ser enviado nesta quarta-feira (24).

Originalmente, os dois projetos tinham previsão de ser enviados nesta segunda. No entanto, a Casa Civil, disse Haddad, pediu ajustes de última hora em dois pontos que foram discutidos no fim da tarde dessa segunda entre os ministro da Fazenda e da Casa Civil, Rui Costa, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Fechamos com o presidente [Lula]. Não tem mais pendência com ele, agora é um trabalho braçal para fechar o texto com mais de 150 páginas, quase 200. Agora está indo o projeto mais robusto”, declarou Haddad. O ministro não detalhou os dois últimos pontos que teriam ajuste. Apenas disse que seriam “detalhes” sobre os produtos com alíquota zero, alíquota reduzida (para 40% da alíquota cheia) e alíquota cheia.

O projeto a ser enviado amanhã inclui a regulamentação do IBS; da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), tributo federal sobre o consumo; o Imposto Seletivo, que incidirá sobre produtos com risco à saúde e ao meio ambiente; e o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que incidirá sobre mercadorias concorrentes das produzidas na Zona Franca de Manaus.

Os temas mais polêmicos são a desoneração da cesta básica e a lista de produtos que terão a cobrança do Imposto Seletivo. A reforma aprovada no ano passado deixou para o projeto de lei complementar decidir se, por exemplo, alimentos processados e ricos em açúcar sofrerão a cobrança do imposto.

Relatoria
Sobre a relatoria do texto, Haddad disse ter recebido do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, a indicação que o senador Eduardo Braga (MDB-AM) relatará o primeiro projeto de lei complementar da reforma tributária. Braga foi relator da proposta de emenda à Constituição no Senado.

Haddad afirmou que só não enviou o projeto de lei complementar principal na semana passada por causa da viagem aos Estados Unidos. Na semana passada, o ministro foi a Washington para as reuniões do G20 (grupo das 20 maiores economias do planeta, mais União Europeia e União Africana), do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial.

Segundo Haddad, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, pediu a entrega do primeiro projeto de lei complementar nesta quarta-feira. O ministro se disse otimista quanto à regulamentação da reforma tributária ainda este ano.

“Não acredito que não vote [a regulamentação] neste ano. Seria até injusto com os presidentes Lira e Pacheco que essa reforma não terminasse no mandato deles [como presidentes das duas casas legislativas]”, destacou.

Perse
Após retornar do Palácio do Planalto, Haddad reuniu-se com líderes da base aliada na Câmara dos Deputados para discutir o projeto de lei que restringe o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Serviços (Perse). Segundo o ministro, a proposta pode ser votada nesta terça-feira (23), se a reunião de líderes na Câmara, prevista para as 12h, der certo.

Segundo o ministro, há consenso sobre os pontos principais do projeto de lei do Perse: a limitação da renúncia fiscal em R$ 15 bilhões até 2026 e um pente-fino na habilitação das empresas a receberem o benefício. O Perse foi criado para socorrer empresas do setor de eventos afetadas pela pandemia de covid-19.

“Nós temos de ter clareza de que estamos beneficiando quem precisa, porque, do jeito que está aberto, está dando margem [para desvios]. Não é para isso que o Perse deveria servir, abrir a porta para o crime organizado ou para quem não foi prejudicado pela pandemia”, ressaltou Haddad.

O ministro disse que, se não houver impedimento por parte dos deputados, pretende participar da reunião de líderes na Câmara. Em referência a um discurso do presidente Lula, que nesta segunda disse para Haddad ler menos livros e conversar com parlamentares, o ministro brincou: “Esqueci meus livros em São Paulo e estou liberado [para negociar com os líderes]”.

Criança e adolescente morrem em acidente com van escolar, no Sertão da PB

0

Um acidente deixou duas pessoas mortas, na PB-293, entre os municípios de Paulista e São Bento, na noite dessa segunda-feira (22). As vítimas foram uma criança de 11 anos e uma adolescente de 17 anos.

As vítimas retornavam de escolas particulares de São Bento quando a van em que estavam colidiu com uma retroescavadeira que estava parada no acostamento após quebrar.

Yerik Silveira Mariz, de 11 anos, faleceu ainda no local e Letícia Almeida, de 17 anos, chegou a dar entrada no Hospital de Paulista, mas não resistiu aos ferimentos.

O motorista da van ficou preso às ferragens e foi retirado com auxílio do Corpo de Bombeiros. Outros estudantes que ficaram feridos foram socorrido para os hospitais de Paulista e Pombal.

Caso Kaliane: acusado é condenado a 30 anos de prisão por feminicídio

0

A Justiça da Paraíba condenou Jucélio Dantas Pereira a 30 anos de prisão pela morte da ex-namorada, Kaliane Medeiros.

O julgamento do acusado aconteceu nesta segunda-feira (22) no Tribunal do Júri de São Bento, no sertão da Paraíba. O crime aconteceu em setembro de 2023.

Jucélio foi condenado por feminicídio triplamente qualificado. De acordo com a decisão da Justiça, ele vai cumprir pena em regime fechado no presídio de Catolé do Rocha.

Sétimo coração doado na Paraíba em 2024 salva vida de paraibano de 52 anos

0

A Paraíba começou a semana com mais uma doação de coração e outros órgãos. A 18ª doação de multiórgãos de 2024 aconteceu no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita, unidade integrante da rede hospitalar do Governo da Paraíba e gerenciada pela Fundação PB Saúde. Essa é a sétima doação de coração do ano e a quarta doação de órgãos registrada no hospital.

A paciente doadora, de 33 anos, estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e morreu vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). A confirmação da morte encefálica e a autorização familiar foi o que permitiu avançar em mais um processo de doação.

A diretora da Central Estadual de Transplantes, Rafaela Dias, explicou que já são 18 doações no ano e uma média de uma doação por semana. Ela também fala da importância do gesto. “Desde o início do ano, temos visto uma ampliação muito grande do número de doações de órgãos aqui na Paraíba, já somamos 18 e registramos uma média de uma doação por semana. Cada órgão doado é uma promessa de vida que se renova, um testemunho de amor que transcende o indivíduo e toca o coletivo. Cada sim é uma onda de compaixão que se espalha, capaz de transformar a tristeza em um legado de vida,” comentou.

Foram doados o coração, o fígado, os rins e as córneas. O coração foi transplantado no mesmo hospital, beneficiando um homem de 52 anos; já o fígado foi para uma paraibana de 68 anos; o rim direito vai tirar da lista de espera uma pernambucana de 54 anos; o rim esquerdo terá um receptor paraibano de 53 anos e as córneas foram enviadas para o Banco de Olhos.

Dos sete corações doados este ano no estado, cinco foram para paraibanos e dois foram encaminhados para a Central de Transplantes de Pernambuco. A lista para transplantes é única e vale tanto para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto para os da rede privada. A lista de espera por um órgão funciona baseada em critérios técnicos, em que a tipagem sanguínea, compatibilidade de peso e altura, compatibilidade genética e critérios de gravidade distintos para cada órgão determinam a ordem de pacientes a serem transplantados.

Quando os critérios técnicos são semelhantes, a ordem cronológica de cadastro, ou seja, a ordem de chegada, funciona como critério de desempate. Pacientes em estado crítico são atendidos com prioridade, em razão de sua condição clínica. Além disso, algumas situações de extrema gravidade com risco de morte e condições clínicas de um paciente aguardando transplante também são determinantes na organização da fila do transplante.

A Paraíba já realizou neste ano 98 transplantes, sendo 71 de córneas, cinco de coração, nove de rim e 13 de fígado. Ainda aguardam na lista de transplantes do estado 554 pessoas.

PF apura invasão a sistema de pagamentos do Governo Federal

0

A Polícia Federal abriu uma investigação para apurar invasões ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) – responsável pelos pagamentos do Governo Federal. A invasão teria ocorrido neste mês e há suspeita de que recursos públicos teriam sido desviados.

A informação foi divulgada pelo jornal “Folha de S.Paulo” e confirmada pela TV Globo e pela GloboNews, com fontes do Ministério da Fazenda e da Polícia Federal.

Segundo uma fonte da PF, o caso começou a ser investigado por especialistas em segurança cibernética da corporação há cerca de duas semanas.

A invasão ocorreu a um sistema de autenticação e a partir deste o usuário entrou no Siafi com o cadastro de um usuário real. Supostamente, valores teriam sido transferidos, mas ainda não há informações oficiais sobre desvios de verbas públicas e valores.

Conforme apurou a TV Globo ocorreu mais de um ataque ao sistema, que é gerido pelo Tesouro Nacional.

Usuários autorizados para fazer pagamentos tiveram acessos utilizados por invasores, o que teria ocorrido sem autorização.

Ataque em 2021

Em 2021, o Ministério da Economia, então chefiado por Paulo Guedes, informou que a rede interna do Tesouro Nacional havia sido alvo de um ataque hacker no mês de agosto daquele ano.

Na ocasião, a pasta que foi rebatizada de Ministério da Fazenda na gestão Lula comunicou que foi utilizado um ransomware – tipo de vírus que impede o acesso às informações armazenadas em um dispositivo.

Conforme o então Ministério da Economia, após a constatação do ataque, “medidas de contenção” foram imediatamente aplicadas e a Polícia Federal foi acionada para apurar o caso. Do g1.

Prefeito loca trator com empresa de festas e não justifica mais de R$ 800 mil em limpeza urbana, na PB

0

O prefeito de São Sebastião do Umbuzeiro Adriano Wolff foi intimado pelo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) para apresentar defesa sobre as diversas irregularidades nas contas do ano de 2021. A intimação está publicada na edição desta terça-feira (23) do Diário Eletrônico.

No parecer do Ministério Público de Contas (MPC), a procuradora Sheyla Barreto Braga de Queiroz pede a reprovação das contas da Prefeitura, assim como do prefeito relativas a 2021. Pede também aplicação de multa e recomenda que o prefeito cumpra com os deveres constitucionais nos anos seguintes. “Nem mesmo o próprio gestor tem prerrogativa de minar sua gestão”, reflete a procuradora.

Uma das irregularidades apontadas pelos auditores do TCE é excesso de contratação temporária, com uma variação de 47,41% entre janeiro e dezembro de 2021. Em resposta prévia ao relatório inicial, o gestor alegou que as contratações seriam para atender a demanda da Saúde e Educação.

Outra irregularidade foi referente ao recolhimento previdenciário, que não foi feito ao longo daquele ano e o débito é de R$ 202.691,97. Após analisar defesa da gestão, a procuradora pede ao TCE-PB que envie os autos referentes a este tópico ao Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público da Paraíba (MPPB) e à Receita Federal, “por se tratar de obrigação pública”.

Com relação a outras despesas, duas irregularidades se sobressaem. A primeira é o desvio de bens e recursos públicos, no valor de R$ 190.342,60. Trata-se de valor pago para a empresa IOA SERVIÇOS E REPRODUÇÃO MUSICAL EIRELI – ME referente a locação de um trator de pneus. Problema é que a empresa tem como atividade principal a realização de eventos festivos.

Já a segunda irregularidade é relacionada aos pagamentos feitos à empresa SS LOCAÇÕES E SERVIÇOS EIRELI. São mais de R$ 814 mil sem as devidas comprovações. Os serviços prestados teriam sido para limpeza urbana, poda de árvores, assim como diárias de serviços prestados por garis, auxiliares de serviços de desobstrução de rede de esgotos e pedreiros.

Veja documento:

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab
- Publicidade -

Últimas

- Publicidade -