Início Site

João recebe ministra e trata de políticas públicas em defesa da mulher na PB

0

O governador João Azevêdo recebeu, nesta quinta-feira (25), em João Pessoa, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, que cumpre agenda na Paraíba para o lançamento da campanha “Brasil sem misoginia”. Na reunião, também foram tratados sobre o início das obras da Casa da Mulher Brasileira e a participação de artesãs paraibanas em feiras internacionais.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual destacou a satisfação de receber a ministra Cida Gonçalves e de discutir o fortalecimento e implantação de políticas públicas em defesa dos direitos das mulheres, a exemplo da campanha Brasil sem Misoginia. “Essa é uma campanha fundamental para acabar, definitivamente, com a misoginia no país porque precisamos de políticas públicas firmes, efetivas, com conscientização, educação e formação para que a gente tenha uma sociedade mais justa e, acima de tudo, mais respeitosa. Também tratamos sobre a Casa da Mulher, que, em breve , estaremos começando, para que a gente possa dar um melhor suporte e assistência às mulheres”, frisou.

Por sua vez, a ministra Cida Gonçalves fez um chamamento à sociedade paraibana para se engajar na campanha. Ela também destacou as novas parcerias que o Ministério deverá firmar em breve com o Governo da Paraíba. “É necessário enfrentar o ódio que existe na sociedade brasileira para que a gente possa chegar a feminicídio zero. Nós não podemos tolerar a violência, o desrespeito e essa é uma jornada que estamos fazendo no Brasil a mando do presidente Lula. Em breve, teremos novidades, e a Paraíba estará em diversos programas que o Ministério estará fazendo de autonomia econômica, de fortalecimento do artesanato produzido pelas mulheres para que a gente possa de fato ter um Brasil sem misoginia, com democracia e autonomia das mulheres”, sustentou.

A secretária de estado da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura; e a chefe de Gabinete do Ministério das Mulheres, Kátia Guimarães, também participaram da reunião.

Cagepa orienta clientes sobre procedimentos em casos de furtos de hidrômetros

0

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) está orientando seus clientes sobre os procedimentos a serem adotados quando forem vítimas de furto de hidrômetros, mais conhecidos como “relógio” ou “medidor de água”, crime que vem sendo registrado com mais frequência nos últimos meses. A empresa alerta que a primeira ação é entrar em contato com a Cagepa para reposição imediata do equipamento.

De acordo com dados da Cagepa, foram registrados 823 furtos de hidrômetros no Estado, entre 1 janeiro e 23 de abril deste ano, um crescimento de 38% em relação ao mesmo período de 2023. Além do prejuízo financeiro para a Companhia, devido à necessidade de reposição dos equipamentos, o crime também provoca transtornos aos moradores, como vazamentos de grande porte e falta d’água, sobretudo em imóveis sem reservatório.

De acordo com o gerente de Suporte ao Cliente, Isaías Veríssimo, ao perceber que o hidrômetro foi furtado, a primeira ação a ser tomada é entrar em contato imediatamente com a Companhia. “É importante comunicar o caso à Cagepa, já que, sem o hidrômetro, geralmente o ramal fica com vazamento. Dessa forma, faremos a reposição do hidrômetro no menor tempo possível para diminuir as perdas e evitar que a residência fique sem água, principalmente se o morador não tem caixa d’água”, explica Veríssimo.

Também é imprescindível formalizar a denúncia na Polícia, registrando um Boletim de Ocorrência. “Para se resguardar de custos pela reposição do hidrômetro, é importante que o cliente registre um boletim de ocorrência em uma delegacia ou de forma online e envie cópia do documento para a Cagepa, conforme orientação do atendente. No boletim de ocorrência, é importante constar o número do hidrômetro e a matrícula – dados que constam na fatura de água do imóvel”, orienta o gerente.

O hidrômetro, que comumente é chamado de “relógio” ou “medidor de água”, é o aparelho que faz as medições do fluxo de água, permitindo obter o consumo do cliente mês a mês. Ele também avalia alterações de consumo por meio de alertas do sistema de gestão de micromedição para evitar o desperdício de água.

A Cagepa pede ainda o apoio da população com relação ao registro dos casos. “O apoio da população também é muito importante nesta força-tarefa. Caso os clientes tenham registros de fotos ou vídeos de câmeras de segurança na hora do furto, podem nos encaminhar porque isso pode ajudar a encontrar os criminosos”, disse o gerente.

Para denunciar furtos de hidrômetros, entre em contato com a Cagepa em algum desses canais de atendimento:

– Call Center 115;
– WhatsApp (83) 98198-4495;
– Atendente Virtual Acqua, no site www.cagepa.pb.gov.br;
– Agência Virtual, no site www.cagepa.pb.gov.br;
– Aplicativo Cagepa, disponível para Android e iOS;
– Atendimento presencial nas lojas (João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Patos, Pombal e Cajazeiras, além de postos de atendimento disponíveis em várias Casas da Cidadania espalhadas em todo o estado).

Prefeitura promove mais uma edição da Caravana do Cuidar nesta sexta; veja local

0

Os moradores de Gramame recebem, nesta sexta-feira (26), a roda de serviços promovida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc). A estrutura será montada na Avenida João Maria de Araújo, próximo ao Residencial Parque do Sol. Os atendimentos são gratuitos e serão oferecidos das 8h às 12h.

Dos serviços de assistência social, estarão presentes o CadÚnico, porta de entrada para diversos programas sociais do Governo Federal; o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da região, realizando o cadastro dos moradores; e representantes do Programa Criança Feliz, que acompanham gestantes e/ou crianças de até seis anos para um desenvolvimento integral.

A Caravana do Cuidar também disponibiliza oportunidades no mercado de trabalho, através do Programa Acessuas Trabalho, que oferece cursos profissionalizantes e oportunidades de emprego pelo programa Jovem Aprendiz, direcionado para jovens de 14 a 24 anos de idade. Além do Sine-JP, por meio do ‘Eu Posso’, com encaminhamentos para vagas de emprego.

A Secretaria Municipal de Saúde estará presente, com serviços de vacinação, aferição de pressão arterial, teste rápido de glicemia, atendimento médico, com encaminhamento para exames, atendimentos de auriculoterapia e atendimento odontológico, com a equipe do Odontomóvel.

Além da presença do Procon-JP, orientando os moradores nas relações consumeristas, e entrega de pipoca e algodão doce para os moradores que aguardam atendimento.

NBB: saiba como assistir hoje o duelo decisivo entre Unifacisa e São Paulo

0

A bola laranja volta a girar na Arena Unifacisa nesta quinta-feira (25), às 19h30, para o jogo decisivo da série melhor de três entre Unifacisa e São Paulo pelas oitavas de final do NBB 2023/2024. O equilíbrio que marcou os dois primeiros confrontos da série promete se repetir em um duelo emocionante que definirá quem seguirá para as quartas de final da competição.

No primeiro jogo, disputado no Ginásio do Morumbi no último sábado, o São Paulo levou a melhor e venceu a Unifacisa por 99 a 93. No entanto, o Jacaré não se intimidou e, em casa, na terça-feira, arrancou uma vitória emocionante na prorrogação, por 107 a 104, empatando a série.

Com a vantagem de ter feito uma campanha melhor na fase regular, a Unifacisa tem a oportunidade de garantir a classificação para as quartas de final jogando em casa, com o apoio da torcida paraibana. A equipe contará com a força coletiva e a experiência de jogadores como Hélio Neto e Lucas Dias para superar o São Paulo.

Do outro lado, o Tricolor Paulista busca reverter a desvantagem e seguir em busca do título. A equipe aposta no talento do armador Rafael Fischer, que anotou impressionantes 41 pontos no segundo jogo da série. Além disso, o técnico Bruno Ginasi terá que encontrar soluções para conter o ataque paraibano, que vem se mostrando bastante eficiente.

A partida promete ser eletrizante, com os dois times buscando a vitória com todas as forças. A torcida paraibana promete lotar a Arena Unifacisa para empurrar o Jacaré para a vitória, enquanto o São Paulo buscará se apoiar na experiência e no talento individual para conquistar a vaga nas quartas de final.

Saiba mais

  • Local: Arena Unifacisa, Campina Grande, Paraíba
  • Data: 25 de abril de 2024
  • Horário: 19h30
  • Transmissão: Canal oficial do NBB no YouTube

Procon de João Pessoa autua 19 postos por aumento indevido de gasolina

O Procon de João Pessoa intensificou as ações contra o aumento indevido de gasolina na Capital. Ao todo, 19 postos foram autuados após denúncias de consumidores.

Segundo o secretário do órgão, Rougger Guerra, em entrevista à TV Cabo Branco, a fiscalização não vai parar por aí: todos os 110 postos de João Pessoa serão visitados pelas equipes.

Rougger Guerra disse que o foco das vistorias será a análise das notas fiscais de compra dos combustíveis. Com elas, de acordo com ele, a equipe do Procon-JP pretende verificar se o aumento repassado aos consumidores condiz com o reajuste das distribuidoras.

A meta é identificar irregularidades e garantir que os preços pratiquem valores justos.

Penalidades para quem descumprir a lei

Os postos flagrados em práticas abusivas podem sofrer sanções severas. Multas serão aplicadas, e em casos mais graves, a suspensão temporária das atividades poderá ser decretada.

Consumidor, fique atento

  • Se notar preços abusivos de gasolina, denuncie ao Procon-JP.
  • O consumidor pode fazer a denúncia presencialmente na sede do órgão ou online, através do site ou aplicativo.

8 de janeiro: ex-assessor de Cabo Gilberto é preso por descumprir medidas cautelares

0

A Polícia Federal prendeu novamente Anderson Novais, ex-assessor do deputado federal paraibano Cabo Gilberto Silva (PL), por descumprir medidas cautelares impostas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Anderson Novais havia sido preso pela primeira vez no ano passado acusado de participar dos ataques às sedes dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro de 2023.

Em contato com a imprensa, a defesa de Anderson defesa nega o descumprimento das cautelares impostas pelo STF e garante está de posse de certidões que comprovariam o comparecimento do investigado à justiça.

Anderson Novais é um dos líderes do grupo ‘Direita Move’, que é considerado o principal movimento de Direita da Paraíba.

UFPB realiza nesta quinta-feira consulta pública para eleger novo reitor

0

A comunidade da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) se reúne, nesta quinta-feira (25), para um momento crucial: a consulta pública para eleição do novo reitor.

Entre as 8h e as 21h, os votos serão registrados e servirão como base para a formação da lista tríplice que será encaminhada ao Ministério da Educação (MEC). O futuro da UFPB pelos próximos quatro anos (2025 a 2028) está em jogo!

Três chapas disputam o cargo

  • Chapa 1: ‘UFPB: Inovação com Inclusão’ – Professora Terezinha Domiciano e professora Mônica Nóbrega
  • Chapa 2: ‘Conecta UFPB’ – Professor Lucídio dos Anjos Formiga Cabral e professor João Euclides Fernandes Braga
  • Chapa 3: ‘Avança UFPB’ – Professor Valdiney Gouveia (atual reitor) e professora Rita de Cássia Pereira

Detalhes da votação

  • Local: Sessões em cada um dos 17 centros de ensino, incluindo unidades no Distrito Industrial de Mangabeira e Santa Rita, Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), Biblioteca Central (BC), Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), Colégio de Aplicação – Escola Educação Básica (CAP/EEBas), Reitoria e prédio das superintendências no campus de João Pessoa.
  • Como votar:
    – Apresentar documento original com foto ao mesário da seção.
    – Digitar o número da chapa escolhida na urna eletrônica.
    – Confirmar o voto na tela da urna.

Saiba mais

  • Não é permitido levar dispositivos móveis (celulares, tablets, etc.) para as cabines de votação.
  • A apuração e totalização dos votos serão iniciadas após o término da votação e transmitidas ao vivo pela TV UFPB.
  • A expectativa é que os resultados sejam divulgados no dia 26 de abril.
  • A reunião para a formação da lista tríplice será realizada em 12 de junho.
  • A posse do novo reitor está prevista para novembro.

Local de prova do concurso unificado será divulgado nesta quinta

0

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) disponibiliza, nesta quinta-feira (25), às 10h, o Cartão de Confirmação de Inscrição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). O documento traz, entre outras informações, local de prova, número de inscrição, data, hora das provas em 5 de maio e se a pessoa inscrita terá direito a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, caso solicitado previamente.

O Cartão de Confirmação de Inscrição estará disponível na Área do Candidato, no mesmo site em que a pessoa fez a inscrição. Para acessar, é preciso fazer login com os dados da conta do portal do governo federal, o Gov.br .

Apesar de não ser obrigatório, o Ministério da Gestão recomenda levar o cartão impresso no dia das prova do chamado Enem dos Concursos, junto com o documento de identidade original com foto, conforme mencionado no edital. Não serão aceitas cópias – mesmo que autenticadas.

Os portões serão abertos aos candidatos às 7h30 (horário de Brasília), para as provas do período matutino. Já no período vespertino, os portões abrirão às 13h (horário de Brasília).

Verificação
O candidato deve verificar se todas as informações sobre a inscrição estão corretas, como município indicado pelo candidato no ato de inscrição do certame.

O Ministério da Gestão avisa que, se houver qualquer tipo de erro ou se o local de aplicação da prova for muito distante da residência do candidato, é preciso entrar em contato com a Fundação Cesgranrio (telefone: 0800 701 2028), organizadora do concurso, com brevidade, e pedir a correção do que for necessário.

“É possível o candidato solicitar a correção do cartão de confirmação, de acordo com o que ele fez no ato da inscrição, mas não é possível pedir para mudar de cidade agora. O que vale é o que foi declarado no ato da inscrição”, esclarece o coordenador-geral de logística do CPNU, Alexandre Retamal.

Entre os dias 25 de abril e 4 de maio, véspera do concurso, a Cesgranrio prestará atendimento aos candidatos com dúvidas sobre os locais de provas, vagas reservadas ou tratamento diferenciado durante a aplicação das avaliações, entre outras situações.

Juiz mantém prisão de ex-diretora do Hospital Padre Zé, em João Pessoa

0

O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) manteve a prisão de Jannyne Dantas Miranda, acusada de participar de um esquema de corrupção no Hospital Padre Zé, em João Pessoa. A decisão é assinada pelo juiz de direito José Guedes Cavalcanti Neto, da 4ª Vara Criminal de João Pessoa.

A defesa de Jannyne Dantas pediu a reavaliação da prisão após a Justiça converter em prisão domiciliar a detenção do padre Egídio, alegando que ela é acusada em suposta fraude envolvendo um carro e não sobre os desvios de recursos.

No entanto, o juiz José Guedes Cavalcanti Neto entendeu que “a situação dos réus que estão em prisão domiciliar decorre de hipótese legal específica, inclusive personalíssima, não havendo, por óbvio, como ser estendida à requerente”.

Jhony Bezerra dialoga com ministra da Saúde sobre novos investimentos para a PB

0

O secretário de estado da Saúde, Jhony Bezerra, esteve reunido com a Ministra da Saúde, Nísia Trindade, em Brasília, nesta quarta-feira (24). Ao lado da bancada paraibana na capital federal, o gestor debateu com a ministra, e demais representantes do Ministério da Saúde, o reajuste do déficit no teto MAC (média e alta complexidade) dos serviços de saúde paraibanos. Na ocasião, também foram apresentadas as perspectivas de assistência do Programa Paraíba Contra o Câncer.

De acordo com o secretário, o intuito da reunião foi de buscar em conjunto com o Governo Federal, a recomposição do teto para melhorar a assistência em nosso estado, uma vez que o repasse atual para os cofres públicos se baseia em dados antigos e não condiz com às necessidades atuais da população.

“Hoje a Paraíba conta com um SES, referente ao déficit financeiro no valor de R$158.183.717,26 e isso é decorrente do aumento das necessidades de saúde da população paraibana, o que identificamos por meio de índices de atendimentos e de pleitos dos municípios, principalmente nas áreas de Oncologia, Cardiologia, Neurologia, Nefrologia, Oftalmologia, Angiologia e Traumatologia/Ortopedia”, explica.

O Secretário ressaltou ainda a importância dessa ampliação do teto MAC para efetivação da Programação da Atenção Especializada em Saúde – PAES, iniciada no Estado pela SES, em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS – PB).

“A Paraíba é um dos primeiros estados a avançar nessa discussão, onde iremos reformular a antiga Programação Pactuada Integrada [PPI], que existe desde 2010, levando em conta que o cenário demográfico, populacional e epidemiológico de 14 anos atrás era bem diferente do que temos atualmente. Nosso intuito é seguir avançando com os pleitos dos municípios e realocar os recursos para áreas mais fragilizadas em nosso estado, como a oncologia”, explicou Jhony.

Na ocasião, o secretário de saude também esteve reunido com o Ministro das relações institucionais, Alexandre Padilha, e debateu ainda sobre o Programa Saúde Plena, que será lançado em breve pelo Governador João Azevedo. O secretário frisou que segue buscando soluções e novos investimentos para o avanço da saúde pública dos paraibanos, a exemplo de programa de êxito como o Coração Paraibano e o Opera Paraíba, quem levam atendimento de alta e média complexidade de forma regionalizada, chegando até o sertão do estado.

- Publicidade -

Últimas

- Publicidade -